Diagnóstico com Raio X
Data: 17/12/2018
O exame de Raio X é um procedimento de diagnóstico que tem como base a radiação ionizante. Ele pode ser usado em diversas partes do corpo com finalidades diagnósticas diferentes.
Como o Raio X é formado por ondas eletromagnéticas, na medida que elas atravessam diferentes partes do corpo sua intensidade é atenuada. Quanto mais densa a parte, maior a atenuação, por isso ossos costumam aparecer mais claramente nos filmes de radiografias, enquanto partes moles como músculos, gorduras e vísceras aparecem mais opacas.
Ele pode ser indicado para diferentes tipos de diagnóstico dependendo da parte do corpo em que for realizado.
Ossos e Dentes:
· Fraturas e infecções;
· Artrite;
· Cárie dentária;
· Osteoporose;
· Câncer nos ossos;
Peito:
· Infecções ou condições pulmonares;
· Câncer de Mama;
· Coração aumentado;
· Vasos sanguíneos bloqueados;
Abdômen
· Problemas do trato digestivo
· Itens ingeridos
O exame de Raio X é contraindicado para pessoas que não podem ser expostas a radiação, especialmente gestantes nos primeiros meses de gravidez.
No Hospital Santa Lucia você encontra dois aparelhos para a realização de exames de Raio X com revelação digital, que consegue manipular a imagem conforme necessidade e proporciona exames com maior qualidade e resolução em um tempo mínimo de exposição aos raios. Isso proporciona mais saúde, qualidade e segurança a todos os nossos pacientes.
- Raio-X – com revelação digital (2 aparelhos), consegue manipular a imagem conforme a necessidade, proporciona exames com maior qualidade e resolução com o mínimo de exposição do paciente aos raios.
Confira outras notícias
-
Novo membro do Corpo Clinico
Médico infectologista – CRM 30664 RQE 35487, graduado em medicina pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com residência médica em infectologia pela Universidade Federal de Ciências de Saúde de Porto Alegre – UFCSPA. -
Novo membro do Corpo Clinico
Dr Henrique Zanotelli Ribeiro Médico Oftalmologista - CRM 42069 graduado em medicina pela Universidade de Passo Fundo (UPF), com residência médica em Oftalmologia pela Santa Casa de Curitiba. -
Projeto Pescar 2020
O Hospital Regional Santa Lucia, comprometido com as causas sociais do município, Mantenedor e Cotizador do Projeto Pescar - Programa de Formação Socioprofissionalizante de Jovens de 16 a 19 anos, recebeu nesta quarta-feira (15) 6 jovens que passam a integrar seu quadro funcional.