Cardiologia
Clinica de Imagem
Pronto Atendimento 24h
Fechar
Pesquise no conteúdo

Banhos de Sol na Gestação

Data: 11/01/2017

  • Banhos de Sol na Gestação

Descubra a seguir se existem riscos e quais cuidados tomar

É sempre tentador desfilar por aí com um belo bronzeado. Para gestantes, pode ser ainda mais, pois a auto-estima costuma ficar bem abalada e há uma necessidade de se sentir mais bonita em meio a todas as mudanças que o corpo sofre durante esse período. No entanto, bronzear-se pode não ser uma idéia tão boa.

Se bronzear na gravidez faz mal?
O bronzeado, seja natural ou artificial, é uma reação da pele para se proteger dos raios UV. Esses raios aumentam os efeitos do envelhecimento e podem causar câncer de pele. Nas gestantes, o cuidado deve ser dobrado, pois elas adquirem um risco maior de ganhar queimaduras e manchas que nem sempre poderão ser removida devido às mudanças hormonais e à maior ação da melanina, responsável pela pigmentação da pele.

Qual o melhor horário pra se tomar sol quando grávida?
Escolha horários em que o sol não está no pico, pela manhã e pelo final da tarde, e procure utilizar sempre um protetor solar eficiente, de preferência de FPS alto. Caso vá visitar a praia ou freqüentar uma piscina, não se esqueça de também de levar guarda sol, chapéu e óculos.

Quais são os riscos de se tomar sol na gravidez?
Algumas mulheres grávidas desenvolvem cloasmas, que são manchas escuras no rosto, já que a produção de melanina aumenta na gestação. Essas manchas significam que a reação da pele ao sol é maior, então é preciso protegê-la. Para evitá-las, use filtro solar e faça a ingestão de alimentos com concentração de ácido fólico, presente em verduras escuras e grãos integrais. Alguns médicos receitam suplemento de ácido fólico também. Caso essas manchas apareçam, você pode até disfarçar com base — elas vão começar a desaparecer mais ou menos uns três meses depois do nascimento do bebê, mas podem surgir mesmo antes de você descobrir que está grávida
A exposição ao sol também pode causar desidratação, o que pode ser bastante prejudicial à mãe e ao feto. Beba bastante água e água de coco e não se esqueça de preferir o sol da manhã e do fim da tarde

Bronzeamento artificial também faz mal?
Isso ainda não foi provado porque não foi suficientemente pesquisado para que haja uma conclusão a respeito, mas alguns estudos indicam que pode haver relação entre a perda de ácido fólico e a exposição aos raios UV. De qualquer forma, enquanto não existe nenhuma conclusão a respeito, é melhor evitar, pois a deficiência de ácido fólico aumenta os riscos de problemas no tubo neural.

Ver todas as notícias

Confira outras notícias

Atendimento via WhatsApp
Utilizamos cookies para gerar informações estatísticas de visitação, aperfeiçoar a experiência do usuário e prestar serviços online. Respeitando o seu direito à privacidade, você poderá escolher se aceita ou não a utilização de cookies. Conheça a nossa Política de Privacidade.