Clinica de Imagem
Pronto Atendimento 24h
Cardiologia
Fechar
Pesquise no conteúdo

Banhos de Sol na Gestação

Data: 11/01/2017

  • Banhos de Sol na Gestação

Descubra a seguir se existem riscos e quais cuidados tomar

É sempre tentador desfilar por aí com um belo bronzeado. Para gestantes, pode ser ainda mais, pois a auto-estima costuma ficar bem abalada e há uma necessidade de se sentir mais bonita em meio a todas as mudanças que o corpo sofre durante esse período. No entanto, bronzear-se pode não ser uma idéia tão boa.

Se bronzear na gravidez faz mal?
O bronzeado, seja natural ou artificial, é uma reação da pele para se proteger dos raios UV. Esses raios aumentam os efeitos do envelhecimento e podem causar câncer de pele. Nas gestantes, o cuidado deve ser dobrado, pois elas adquirem um risco maior de ganhar queimaduras e manchas que nem sempre poderão ser removida devido às mudanças hormonais e à maior ação da melanina, responsável pela pigmentação da pele.

Qual o melhor horário pra se tomar sol quando grávida?
Escolha horários em que o sol não está no pico, pela manhã e pelo final da tarde, e procure utilizar sempre um protetor solar eficiente, de preferência de FPS alto. Caso vá visitar a praia ou freqüentar uma piscina, não se esqueça de também de levar guarda sol, chapéu e óculos.

Quais são os riscos de se tomar sol na gravidez?
Algumas mulheres grávidas desenvolvem cloasmas, que são manchas escuras no rosto, já que a produção de melanina aumenta na gestação. Essas manchas significam que a reação da pele ao sol é maior, então é preciso protegê-la. Para evitá-las, use filtro solar e faça a ingestão de alimentos com concentração de ácido fólico, presente em verduras escuras e grãos integrais. Alguns médicos receitam suplemento de ácido fólico também. Caso essas manchas apareçam, você pode até disfarçar com base — elas vão começar a desaparecer mais ou menos uns três meses depois do nascimento do bebê, mas podem surgir mesmo antes de você descobrir que está grávida
A exposição ao sol também pode causar desidratação, o que pode ser bastante prejudicial à mãe e ao feto. Beba bastante água e água de coco e não se esqueça de preferir o sol da manhã e do fim da tarde

Bronzeamento artificial também faz mal?
Isso ainda não foi provado porque não foi suficientemente pesquisado para que haja uma conclusão a respeito, mas alguns estudos indicam que pode haver relação entre a perda de ácido fólico e a exposição aos raios UV. De qualquer forma, enquanto não existe nenhuma conclusão a respeito, é melhor evitar, pois a deficiência de ácido fólico aumenta os riscos de problemas no tubo neural.

Ver todas as notícias

Confira outras notícias

Atendimento via WhatsApp