Clinica de Imagem
Pronto Atendimento 24h
Cardiologia
Fechar
Pesquise no conteúdo

CONJUNTIVITE: cuidados e prevenção

Data: 10/01/2017

  • CONJUNTIVITE: cuidados e prevenção
Verão é a principal época de transmissão. Algumas atitudes simples são essenciais tanto para prevenir quanto para evitar complicações.
Se você nunca teve conjuntivite é muito provável que ao menos já tenha conhecido alguém que passou dias com o olho vermelho e lacrimejando. A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, uma membrana transparente e fina que reveste a parte externa do globo ocular e o interior das pálpebras. Geralmente, afeta os dois olhos, podendo durar de uma semana a 15 dias. Comumente não deixa seqüelas.
Durante o verão é preciso estar ainda mais atento, pois nessa época as pessoas estão mais ao ar livre, freqüentando praias e piscinas contaminadas, locais propícios para transmissão.
 
Há três principais tipos de conjuntivite:
Alérgica: ocorre devido a reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes, como perfumes, cosméticos, poluição e cloro da piscina. Não é contagiosa.
 
Bacteriana: há diferentes tipos de bactérias transmissoras. A infecção gera uma secreção purulenta e amarelada. O contato físico contagia.
 
Viral: transmitida por vírus. Estão mais propensas pessoas com resfriado, bronquite, dor de garganta ou sinusite. O muco transparente que aparece no olho é mais aquoso do que no tipo bacteriana. O contato físico contagia.
 
Principais sintomas
Visão embaçada
Crostas de pus que se formam na pálpebra durante a noite
Dor no olho
Sensação de areia nos olhos
Aumento do lacrimejamento
Vermelhidão nos olhos
Sensibilidade à luz
 
ATENÇÃO: ao identificar sinais de conjuntivite procure atendimento médico, pois cada tipo (viral, bacteriana ou alérgica) necessita de um tratamento específico.

Ver todas as notícias

Confira outras notícias

Atendimento via WhatsApp
Utilizamos cookies para gerar informações estatísticas de visitação, aperfeiçoar a experiência do usuário e prestar serviços online. Respeitando o seu direito à privacidade, você poderá escolher se aceita ou não a utilização de cookies. Conheça a nossa Política de Privacidade.