Clinica de Imagem
Pronto Atendimento 24h
Cardiologia
Fechar
Pesquise no conteúdo

CONJUNTIVITE: cuidados e prevenção

Data: 10/01/2017

  • CONJUNTIVITE: cuidados e prevenção
Verão é a principal época de transmissão. Algumas atitudes simples são essenciais tanto para prevenir quanto para evitar complicações.
Se você nunca teve conjuntivite é muito provável que ao menos já tenha conhecido alguém que passou dias com o olho vermelho e lacrimejando. A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, uma membrana transparente e fina que reveste a parte externa do globo ocular e o interior das pálpebras. Geralmente, afeta os dois olhos, podendo durar de uma semana a 15 dias. Comumente não deixa seqüelas.
Durante o verão é preciso estar ainda mais atento, pois nessa época as pessoas estão mais ao ar livre, freqüentando praias e piscinas contaminadas, locais propícios para transmissão.
 
Há três principais tipos de conjuntivite:
Alérgica: ocorre devido a reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes, como perfumes, cosméticos, poluição e cloro da piscina. Não é contagiosa.
 
Bacteriana: há diferentes tipos de bactérias transmissoras. A infecção gera uma secreção purulenta e amarelada. O contato físico contagia.
 
Viral: transmitida por vírus. Estão mais propensas pessoas com resfriado, bronquite, dor de garganta ou sinusite. O muco transparente que aparece no olho é mais aquoso do que no tipo bacteriana. O contato físico contagia.
 
Principais sintomas
Visão embaçada
Crostas de pus que se formam na pálpebra durante a noite
Dor no olho
Sensação de areia nos olhos
Aumento do lacrimejamento
Vermelhidão nos olhos
Sensibilidade à luz
 
ATENÇÃO: ao identificar sinais de conjuntivite procure atendimento médico, pois cada tipo (viral, bacteriana ou alérgica) necessita de um tratamento específico.

Ver todas as notícias

Confira outras notícias

Atendimento via WhatsApp