Clinica de Imagem
Cardiologia
Pronto Atendimento 24h
Fechar
Pesquise no conteúdo

ALGUMAS DICAS PARA GUARDAR MEDICAMENTOS EM CASA

Data: 30/09/2016

  • ALGUMAS DICAS PARA GUARDAR MEDICAMENTOS EM CASA

Proteja da luz

Muitos medicamentos são sensíveis à luz. Por essa razão, você deve conservá-los preferencialmente na embalagem original. Caso isso não seja possível, mantenha os fármacos protegidos da iluminação.

Proteja da umidade
A umidade é um dos maiores vilões da conservação correta dos medicamentos. Mantenha-os sempre em local seco, se possível em prateleiras e afastados da parede. Cozinhas e banheiros, embora muito usados para isso, são más opções, pois geralmente conservam muita umidade.

Proteja do calor
Outro grande vilão da boa conservação é o calor. Todo medicamento deve ficar conservado abaixo dos 25 graus centígrados. Alguns ainda precisam de condições especiais, então sempre leia as instruções de conservação antes de abrir e respeite as condições de temperatura e armazenamento.

Cuidado com a limpeza
Como os medicamentos ficam guardados muito tempo, é bom não deixar juntar poeira, partículas de sujeira e mofo. Mantenha o local onde eles estão limpo e evite até contaminações. Mas cuidado para não deixar substâncias de limpeza entrarem em contato com o medicamento, isso pode ser perigoso.

Atenção com as pragas domésticas
Você também precisa ficar atento com os insetos e pragas que podem contaminar o seu sítio de armazenamento. Casas e apartamentos podem estar cheios de baratas, cupins e outros bichos indesejáveis, portanto fique atento para isso não chegar até a sua farmácia particular.

Validade
Um péssimo hábito dos brasileiros é o de achar que podem tomar um remédio mesmo após vencido. O fato é que eles realmente costumam ter uma pequena tolerância na validade, mas se o fabricante só garante a eficácia até ali. Fiquei sempre atento e leia na embalagem a data de expiração antes de ingerir qualquer coisa.

Cuidado no descarte
O descarte não deve ser feito na pia, ralo ou lixo comum. Leve até a farmácia mais próxima e dê o destino mais correto ao medicamento, colocando-o no lixo adequado. Assim você cuida não só da sua saúde, mas também do meio ambiente.

Ver todas as notícias

Confira outras notícias

Atendimento via WhatsApp
Utilizamos cookies para gerar informações estatísticas de visitação, aperfeiçoar a experiência do usuário e prestar serviços online. Respeitando o seu direito à privacidade, você poderá escolher se aceita ou não a utilização de cookies. Conheça a nossa Política de Privacidade.