Pronto Atendimento 24h
Clinica de Imagem
Cardiologia
Fechar
Pesquise no conteúdo

ALGUMAS DICAS PARA GUARDAR MEDICAMENTOS EM CASA

Data: 30/09/2016

  • ALGUMAS DICAS PARA GUARDAR MEDICAMENTOS EM CASA

Proteja da luz

Muitos medicamentos são sensíveis à luz. Por essa razão, você deve conservá-los preferencialmente na embalagem original. Caso isso não seja possível, mantenha os fármacos protegidos da iluminação.

Proteja da umidade
A umidade é um dos maiores vilões da conservação correta dos medicamentos. Mantenha-os sempre em local seco, se possível em prateleiras e afastados da parede. Cozinhas e banheiros, embora muito usados para isso, são más opções, pois geralmente conservam muita umidade.

Proteja do calor
Outro grande vilão da boa conservação é o calor. Todo medicamento deve ficar conservado abaixo dos 25 graus centígrados. Alguns ainda precisam de condições especiais, então sempre leia as instruções de conservação antes de abrir e respeite as condições de temperatura e armazenamento.

Cuidado com a limpeza
Como os medicamentos ficam guardados muito tempo, é bom não deixar juntar poeira, partículas de sujeira e mofo. Mantenha o local onde eles estão limpo e evite até contaminações. Mas cuidado para não deixar substâncias de limpeza entrarem em contato com o medicamento, isso pode ser perigoso.

Atenção com as pragas domésticas
Você também precisa ficar atento com os insetos e pragas que podem contaminar o seu sítio de armazenamento. Casas e apartamentos podem estar cheios de baratas, cupins e outros bichos indesejáveis, portanto fique atento para isso não chegar até a sua farmácia particular.

Validade
Um péssimo hábito dos brasileiros é o de achar que podem tomar um remédio mesmo após vencido. O fato é que eles realmente costumam ter uma pequena tolerância na validade, mas se o fabricante só garante a eficácia até ali. Fiquei sempre atento e leia na embalagem a data de expiração antes de ingerir qualquer coisa.

Cuidado no descarte
O descarte não deve ser feito na pia, ralo ou lixo comum. Leve até a farmácia mais próxima e dê o destino mais correto ao medicamento, colocando-o no lixo adequado. Assim você cuida não só da sua saúde, mas também do meio ambiente.

Ver todas as notícias

Confira outras notícias

Atendimento via WhatsApp