Atualização em Controle de Infecção Hospitalar

Data: 16/05/2016

• Atualização em Controle de Infecção Hospitalar”, realizado pelo Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente
No dia 13 de maio, a Infectologista, Dra Paula Rubin Facco Librelotto e a Enfermeira Vivian Fernanda Daronco, responsáveis pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Santa Lúcia, estiveram participando do evento “Atualização em Controle de Infecção Hospitalar”, realizado pelo Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente (SVSSP) e pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM).
O evento contou com a participação e palestras de médicos Infectologistas, como Marcelo Carneiro (Presidente da Associação Gaúcha de Controle de Infecção), Thiego Cavalheiro, Liliane Pacheco e Helen Minussi. O tema central foi o controle de infecções em diversas áreas hospitalares.
As principais ações para prevenir infecções foi um dos assuntos abordados. Entre algumas práticas, foi citada a importância da higienização das mãos antes de qualquer procedimento e contato com o paciente,sendo que essa higienização deve ser feita através da lavagem das mãos com água e sabão e também o uso do álcool. Este deve ser de boa qualidade e estar disponível em lugares estratégicos.
Foram reforçados os conceitos e a importância de Bundles na prevenção de infecções do trato respiratório, urinário e da corrente sanguínea. Um bundle é uma forma estruturada de melhorar os processos e os resultados dos cuidados para o paciente, garantindo a segurança assistencial e prevenindo infecções.
O evento foi encerrado com a explanação sobre prevenção de infecção cirúrgica, onde foram apresentados procedimentos que devem ser evitados, medidas que devem ser tomadas e fatores de risco ou pré-disposições para infecções cirúrgicas. Também foi abordada a importância do check-list para cirurgia segura e a higienização das mãos antes da colocação das luvas.
Bactérias existem há bilhões de anos e são muito resistentes, sendo que a melhor opção ainda está na prevenção!