Dia Mundial da Higienização das mãos

Data: 06/05/2016

• Dia Mundial da Higienização das mãos
O dia 05 de maio foi definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o Dia Mundial da Higienização das Mãos. A OMS criou a data para lembrar a todos sobre como uma medida tão simples pode ter um papel importante na prevenção de infecções e das doenças, tanto no ambiente hospitalar quanto no dia a dia da população.
E para comemorar este dia, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Santa Lúcia, coordenado pela Enfermeira Vivian Daronco, realizou nos dias 05 e 06 de maio a Campanha de Higienização das Mãos, com o objetivo de sensibilizar e estimular todos os seus colaboradores à melhoria da prática de higiene das mãos, tanto para as equipes assistenciais quanto para as administrativas, visto que esta é a medida mais simples e muito eficaz na prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde, bem como para evitar as doenças (principalmente a gripe H1N1), promovendo assim a segurança do paciente, colaboradores e usuários do serviço de saúde.
A principal ação da campanha consistiu em visita às unidades e áreas administrativas através de treinamentos teóricos e práticos que contemplaram o seguinte conteúdo: a relevância da higienização das mãos, as condições para que ela seja efetiva (técnica e produtos adequados), momentos essenciais e necessários dentro do fluxo de cuidados assistenciais: os cinco momentos para a higienização das mãos e as diferenças entre a higienização com água e sabão e agente anti-séptico. Também foram entregues aos visitantes da UTI cartilhas sobre prevenção de infecção na UTI, reforçando a prática de higienização das mãos!
Higienize as mãos: salve vidas!