Funcionário do HSL desenvolve sistema para economia de energia

Data: 19/03/2018

• Funcionário do HSL desenvolve sistema para economia de energia

Buscar formas de economizar recursos é um compromisso do HSL, não somente para gerar economia financeira, mas também para ajudar na preservação dos recursos energéticos e naturais. Foi desta preocupação que Adão Jorge Freitas da Silveira partiu para desenvolver um mecanismo que desliga automaticamente o aparelho de ar condicionado quando a janela do quarto é aberta.

Segundo Adão, em uma reunião na qual o assunto foi abordado uma das situações relatadas foi de que “uma das coisas que consomem muita energia é o uso do ar condicionado com janelas abertas”, para resolver esse problema o eletricista, que trabalha a 11 anos no HSL, partiu de outro mecanismo que ele já havia desenvolvido e que é utilizado pelo hospital, um circuito para elevadores monta-carga.

Com a implantação dos sensores desenvolvidos pelo eletricista, espera-se uma queda considerável do consumo de energia, gerando economia para o hospital e evitando desperdício.  No primeiro momento os aparelhos foram instalados nos quartos e logo serão instalados nos outros setores do hospital.

Adão sempre procura criar soluções para economia e melhor aproveitamento dos recursos, a última invenção do eletricista criativo foi a implantação de um amplificador de sinal para todos os televisores instalados no hospital, com isso além do aumento do número de canais, não houve a necessidade de troca de televisores ou aquisição de conversores para o sinal digital. Assim, além da economia para o hospital houve a redução do lixo eletrônico produzido pela troca constante de equipamentos.