Curso de Interferência do Uso de Medicamentos na Evolução de Feridas

Data: 22/03/2016

• Curso de Interferência do Uso de Medicamentos na Evolução de Feridas

A Farmacêutica Nádia Pedrotti concluiu o curso sobre a Interferência do Uso de Medicamentos na Evolução de Feridas. Este curso teve como objetivo alertar como os medicamentos podem influenciar no tratamento de feridas.

A Úlcera por Pressão (UP) é considerada uma lesão desencadeada principalmente por forças mecânicas externas, como: pressão, fricção, cisalhamento (tensão gerada por forças normalmente numa proeminência óssea) e umidade. Geralmente acomete pacientes acamados, com dificuldade de locomoção e movimentação. A UP pode ser prevenida através de algumas medidas, como: avaliação do grau de risco, tratamento precoce da pele, medidas de suporte mecânico, mudança de decúbito e educação.

Com base neste curso, serão desenvolvidos dois protocolos clínicos que contribuirão para a avaliação das lesões de pele dos pacientes.

O primeiro protocolo destacará os medicamentos que influenciam na escala de Braden (instrumento utilizado para estimar o risco de desenvolvimento de UP) e o segundo sobre alguns medicamentos que interferem no processo de cicatrização das feridas.

O Hospital Santa Lúcia possui um grupo multidisciplinar, chamado Nepele, que avalia as melhores condutas para o tratamento e prevenção de lesões de pele dos pacientes internados, agora com a Central Ambulatorial de Curativos, este serviço também esta disponível para pacientes ambulatoriais e localiza-se junto ao Pronto Atendimento do Hospital.

Maiores informações pelo telefone 55 3324 7400, com a Farmacêutica Nadia Pedrotti

ou com a Enfermeira Vivian Daronco.