O que acontece quando consumimos muito açúcar?
Data: 18/01/2018
O açúcar é um alimento puramente energético, uma vez ingerido de forma inadequada (o que é bastante comum), ele é rapidamente transformado em glicose, que é quase totalmente liberada na corrente sanguínea, com elevada probabilidade de causar picos glicêmicos.
Em consequência desse pico glicêmico, o pâncreas é ativado para produzir e liberar insulina na corrente sanguínea, provocando um triplo comando de obesidade:
- Armazenar o excesso de glicose no sangue transformando em gordura.
-Quando existe excesso de glicose no sangue, o organismo não libera a gordura armazenada para ser quimeda.
- Após a liberação da insulina no sangue a taxa de glicose cai muito, e o cérebro - grande devorador de glicose - libera uma mensagem de que necessita de glicose para seu perfeito funcionamento, ou seja, comer mais doce.
Assim, quando você decidir consumir açúcar, primeiro reduza e segundo dê preferência ao melado, mascavo ou mel, que também são rápidos, mas são os "menos ruins" porque ao menos contêm micronutrientes.
Confira outras notícias
-
Novo membro do Corpo Clinico
Médico infectologista – CRM 30664 RQE 35487, graduado em medicina pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com residência médica em infectologia pela Universidade Federal de Ciências de Saúde de Porto Alegre – UFCSPA. -
Novo membro do Corpo Clinico
Dr Henrique Zanotelli Ribeiro Médico Oftalmologista - CRM 42069 graduado em medicina pela Universidade de Passo Fundo (UPF), com residência médica em Oftalmologia pela Santa Casa de Curitiba. -
Projeto Pescar 2020
O Hospital Regional Santa Lucia, comprometido com as causas sociais do município, Mantenedor e Cotizador do Projeto Pescar - Programa de Formação Socioprofissionalizante de Jovens de 16 a 19 anos, recebeu nesta quarta-feira (15) 6 jovens que passam a integrar seu quadro funcional.