Cardiologia
Pronto Atendimento 24h
Clinica de Imagem
Fechar
Pesquise no conteúdo

Como cuidar da saúde no verão

Data: 21/12/2017

  • Como cuidar da saúde no verão

O verão é a estação preferida de muitas pessoas, pois é a época que mais faz calor e culmina com as férias escolares e feriados de final de ano, proporcionando mais descanso e diversão.

Porém, neste período costumam aparecer algumas doenças, ocasionados pelas altas temperaturas ou mesmo por alguns descuidos com a saúde. Para evitar ficar doente no verão e poder aproveitá-lo da melhor maneira possível, é necessário tomar alguns cuidados específicos.

Para cuidar da saúde no verão basta tomar algumas medidas simples, mas que contribuem de modo bastante eficaz.Geralmente, o mais indicado é continuar tomando os cuidados que já se tem em outras estações do ano.

Cuidados Com A Alimentação E Exercícios Físicos No Verão

Os cuidados com a alimentação e exercícios físicos são essenciais no verão. Em primeiro lugar, nesta época do ano é recomendado dar preferência para os alimentos mais leves, uma vez que o organismo estará mais ‘’preguiçoso’’ para fazer a digestão.

Além disso, como costuma-se realizar mais atividades neste período, dessa maneira é possível ter mais disposição. Não é recomendado pular refeições. Para ficar saudável no verão é indicado comer saladas, frutas, legumes e verduras. O ideal é ingerir os alimentos mais suculentos, pois o líquido contribui para a hidratação do corpo como, por exemplo, laranja, melancia, manga, pepino, tomate, entre outros.

Exercícios de musculação

É indicado praticar exercícios físicos no verão para manter a disposição e bom funcionamento do organismo. Quem pratica atividade na academia pode manter a sua rotina normal de treino, já quem se exercita ao ar livre deve priorizar os horários em que o sol é menos intenso, ou seja, ao amanhecer e entardecer.

 

Como Manter O Corpo Hidratado No Verão

Um dos pontos principais para ficar saudável é manter o corpo hidratado no verão, para que isso ocorra é preciso consumir 2 litros de água por dia, além de sucos e bebidas saudáveis. Evite se expor excessivamente ao sol, pois isto pode causar desidratação, que quando ocorre em um nível alto pode gerar graves problemas para o organismo.

Sendo assim, procure tomar sol antes das 10 horas da manhã e após as 16 horas, pois são nestes períodos do dia em que os raios solares estão menos intensos, o que consequentemente diminui os riscos de sofrer insolação.

Por fim, para cuidar da pele no verão, antes de sair de casa passe protetor solar com o filtro adequado para a sua pele. Espalhe a substância em todo o corpo, até que a pele absorva-a por completo. Não é recomendado aplicar somente o bronzeador, pois ele não fornece a proteção necessária.

Fonte: https://saudesporte.com.br/como-cuidar-da-saude-no-verao/

Ver todas as notícias

Confira outras notícias

Atendimento via WhatsApp
Utilizamos cookies para gerar informações estatísticas de visitação, aperfeiçoar a experiência do usuário e prestar serviços online. Respeitando o seu direito à privacidade, você poderá escolher se aceita ou não a utilização de cookies. Conheça a nossa Política de Privacidade.