Dia nacional de Combate a Tuberculose, entenda a doença

Data: 17/11/2017

• Dia nacional de Combate a Tuberculose, entenda a doença

A tuberculose é a quarta maior causadora de mortes entre os males infecciosos no País. Segundo o Ministério da Saúde, anualmente são notificados cerca de 6 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. No Brasil são identificados 70 mil novos casos de tuberculose a cada ano, levando 4,5 mil pessoas a óbito.  O surgimento da aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário.

Embora a tuberculose seja curável já há muito, seu tratamento é longo e que deve ser mantido mesmo após a remissão dos sintomas, caso contrário o paciente pode permanecer assintomático, porém transmitindo a bactéria que causa a doença. Infelizmente isso tem tornado os microrganismos causadores da doença resistentes a medicamentos, dificultando a erradicação da doença e levando muitos à morte.

Diagnóstico e Prevenção

A baciloscopia direta do escarro é o método principal no diagnóstico e para o controle de tratamento da tuberculose pulmonar por permitir a descoberta das fontes de infecção, ou seja, os casos bacilíferos. Trata-se de um método simples, rápido, de baixo custo e seguro para elucidação da tuberculose, uma vez que permite a confirmação da presença do bacilo.

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões e tem como sintomas tosse seca com presença de secreção por mais de quatro semanas, cansaço excessivo, fraqueza, palidez, rouquidão, febre, qualquer paciente que apresentar esses sintomas pode procurar um médico para realizar o teste.

Fonte: http://www.faintvisa.com.br/17-de-novembro-dia-nacional-de-combate-a-tuberculose/