Pronto Atendimento 24h
Cardiologia
Clinica de Imagem
Fechar
Pesquise no conteúdo

ALGUMAS DICAS PARA UMA BOA SAÚDE EM 2017

Data: 02/01/2017

  • ALGUMAS DICAS PARA UMA BOA SAÚDE EM 2017
Felicidade e saúde estão intimamente relacionadas
 
Se acha que para ter uma vida saudável vai ter de comer mais vegetais e correr para fazer a inscrição na academia mais próximo, está enganado. Temos boas notícias: é possível estabelecer mudanças simples, fáceis de executar e eficazes. Comece o ano decidido a alterar os antigos hábitos e descubra que, aos poucos, também pode sentir os benefícios disso e ganhar mais energia e bem estar. Conheça as nossas dicas de saúde para 2017 e comece o ano com o pé direito.
 
1. VARIE NA DIETA
Esqueça o hábito de comer sempre mais do mesmo e aposte em experimentar sabores variados. Que tal incluir novos alimentos no cardápio e excluir a rotina do seu prato? Pare de comer as mesmas coisas, descubra o colorido dos alimentos saudáveis e enriqueça as suas refeições. Escolha uma novidade todos os dias: sopas, saladas, legumes grelhados, suflês e tudo o que a sua imaginação permitir. Não se esqueça de abusar das frutas na hora da sobremesa.
 
2. CARBOIDRATOS? SIM, OBRIGADO.
Não exclua os carboidratos da sua dieta, afinal eles são mesmo deliciosos. A regra de ouro é optar pelos alimentos mais saudáveis, como pães, bolachas, arroz e massas integrais. Pois além de saborosos, esses alimentos são fonte natural de fibras e fazem muito bem ao funcionamento dos intestinos.
 
3. SAL? TROQUE POR ESPECIARIAS
Eliminar o sal das suas refeições é um passo mais simples do que pode imaginar, principalmente porque os seus pratos vão ficar ainda mais saborosos se optar por incluir especiarias nas receitas. Esta é uma dica valiosa para quem precisa reduzir o consumo de sódio, que está diretamente relacionado a doenças crônicas como a osteoporose e a hipertensão arterial, e ainda problemas cardiovasculares, renais e Acidente Vascular Cerebral (AVC). De bônus, ainda vai melhorar todo o funcionamento do sistema digestivo.
 
4. FAÇA DOIS/TRÊS LANCHES SAUDÁVEIS POR DIA
Coma uma porção de fruta, beba um iogurte, descubra os sabores das bolachas integrais, experimente os queijos magros ou simplesmente deixe-se seduzir por um chá adoçado com mel. Não pule o lanche, você vai perceber que terá menos fome no almoço e no jantar.
 
5. NÃO SEJA RADICAL
Ninguém pode ou consegue mudar de hábitos de um momento para o outro, e é preciso ter paciência e sabedoria para adotar mudanças positivas duradouras. Comece por substituir alguns alimentos aos poucos e faça uma coisa de cada vez. Numa primeira semana, troque os sucos industriais pelos naturais ou pela água, e na semana seguinte faça a opção por alimentos grelhados ou assados. Deixar de comer doces, abandonar os refrigerantes e negar os fritos pode ser desestimulante a longo prazo. Seja flexível consigo.
 
6. ACADEMIA.
Sejamos honestos: quem nunca decidiu fazer mudanças saudáveis na rotina e, em pouco tempo, desistiu de tudo e voltou ao mesmo? Já se sabe que ninguém fica com o corpo em forma da noite para o dia, por isso dê tempo ao seu corpo para entender as alterações benéficas que está a acontecer. Não vá de imediato à academia, comece pelas caminhadas, por exemplo. Esta é uma mudança simples que ajuda a aumentar a disposição física, a resistência do organismo, a oxigenação e a circulação sanguínea – e ainda faz perder peso, e quando achar que é a hora, comece a freqüentar a academia.
 
Dica: 30 minutos por dia é o ideal para quem está começando. Pouco a pouco, vai sentir os efeitos benéficos da prática regular de atividade física, e em seguida, vai procurar por novas experiências para mexer o corpo.
 
7. DURMA MAIS E TORNE OS DIAS PRODUTIVOS
Comece a respeitar o seu corpo e a priorizar o horário de descanso. O sono é essencial para garantir que o organismo se recupere do desgaste diário e recarrega as energias para continuar a trabalhar mais e melhor. Entenda: o sono perdido não é mais recuperado. A dica para conseguir ter noites de descanso é apostar em hábitos relaxantes, como tomar um banho quente ou ir para a cama 30 minutos mais cedo.
 
8. CRIE BONS HÁBITOS DE VIDA
Se ainda tem hábitos pouco saudáveis, como o álcool e o cigarro, está na hora de abandoná-los. Diga adeus ao vício e previna-se contra doenças do coração, cancro e cirrose. Reduza também a ingestão de açúcares e gorduras saturadas, e evite o sol em excesso.
 
9. CUIDE DE SI… E SEJA MAIS FELIZ
Felicidade e saúde estão intimamente relacionadas, e uma depende da outra para estar bem. Para promover uma melhoria na sua saúde física, que tal investir tempo e dedicação para cuidar da saúde emocional? Para isso, a dica é simples: faça mudanças para ter um estilo de vida mais saudável e dedique tempo livre a si mesmo. Faça uma massagem, decida uma viagem, leia um livro, assista filmes, esteja com amigos. Desfrute de momentos felizes e veja a ansiedade e o stress desaparecerem da sua vida.
Os hábitos, quando adquiridos com cuidado e respeito pelo corpo, têm tendência a serem mais duradouros, o que também faz com que os seus efeitos e benefícios sejam prolongados. Mude com calma, dê um passo de cada vez e veja que preservar o seu corpo é muito mais fácil do que pensava até hoje.

Ver todas as notícias

Confira outras notícias

Atendimento via WhatsApp
Utilizamos cookies para gerar informações estatísticas de visitação, aperfeiçoar a experiência do usuário e prestar serviços online. Respeitando o seu direito à privacidade, você poderá escolher se aceita ou não a utilização de cookies. Conheça a nossa Política de Privacidade.