Pronto Atendimento 24h
Clinica de Imagem
Cardiologia
Fechar
Pesquise no conteúdo

GRÁVIDAS E AS FESTAS DE FIM DE ANO: COMO EVITAR OS EXCESSOS?

Data: 26/12/2016

  • GRÁVIDAS E AS FESTAS DE FIM DE ANO: COMO EVITAR OS EXCESSOS?
 Em tempo de Natal, Ano-Novo e férias, gestantes devem ter atenção redobrada com a alimentação, a hidratação, as viagens e a correria na preparação das festas.
 
Durante este período sempre encontramos motivos para extravasar, seja na comida e na bebida, nas compras ou nas megaorganizações para amigos e familiares. Todo mundo quer comemorar!
Mas algumas mulheres terão de pisar no freio. É que as grávidas precisam ter cuidado redobrado. Sim! Ninguém quer que o período de festa se transforme em dor de cabeça para as futuras mamães, não é mesmo?
A época pode se tornar mais desgastante de acordo com o número de semanas de gravidez, principalmente devido aos desconfortos provocados pelo inchaço, pela falta de ar e pela dor lombar.
As altas temperaturas, que têm princípio bem na época do Natal e do Ano-Novo, são, inclusive, um dos quesitos com que as grávidas mais devem se preocupar. Este calor deve ser encarado com muita seriedade pelas gestantes e a hidratação deve ser freqüente.
Para qualquer fase da gravidez, em casos de deslocamentos de carro ou ônibus, o ideal é escolher algum horário alternativo, de forma que a gestante não fique parada no trânsito - o que pode gerar transtornos devido à falta do banheiro ou mal-estar e maior inchaço das pernas.
 
GUIA RÁPIDO
Confira abaixo as possibilidades, riscos e limites para as gestantes, de acordo com os meses da gravidez:
 
- 1 a 3 meses: a gestante pode fazer de tudo, exceto em casos de sangramento ou sensações de náusea e vômitos. É importante manter sempre a moderação nos esforços físicos, pois o primeiro trimestre é o período de maior risco de abortos espontâneos.
 
- 3 a 6 meses: essa é a melhor fase da gestação, uma vez que a gestante se sente segura do fim da fase de risco. Como nesse período a barriga ainda está relativamente pequena, a mulher pode fazer de tudo!
 
- 6 a 9 meses: reta final e hora de redobrar a atenção! É preciso evitar aglomerações (para não ter riscos de queda de pressão), ter cuidado com os tipos de calçados utilizados (de forma a evitar torções do tornozelo e quedas) e lembrar que os reflexos estão diminuídos no final da gravidez. Por isso, nada de estripulias! Ademais, a partir de 31 semanas de gravidez, as viagens de avião estão proibidas.

Ver todas as notícias

Confira outras notícias

Atendimento via WhatsApp
Utilizamos cookies para gerar informações estatísticas de visitação, aperfeiçoar a experiência do usuário e prestar serviços online. Respeitando o seu direito à privacidade, você poderá escolher se aceita ou não a utilização de cookies. Conheça a nossa Política de Privacidade.