Pronto Atendimento 24h
Clinica de Imagem
Cardiologia
Fechar
Pesquise no conteúdo

USO DE PROBIOTICOS NA ALIMENTAÇÃO

Data: 07/10/2016

  • USO DE PROBIOTICOS NA ALIMENTAÇÃO

Probioticos termo que significa “a favor da vida” são definidos como micro-organismos vivos (bactérias ou fungos), eles equilibram a flora intestinal, potencializando o sistema imunológico. A introdução desses micro-organismos nas dietas tem a finalidade de melhorar a saúde. 

Existem vários tipos deles, mas os mais utilizados são os lactobacilos e as bifidobactérias. Os lactobacilos auxiliam na digestão da lactose (açúcar presente no leite), reduzem a constipação e a diarreia infantil, previnem a salmonela, aliviando também a síndrome do intestino irritável. As bifidobactérias, estimulam o sistema imunológico, a produção de vitamina B, inibem a multiplicação de agentes causadores da doença, reduzem a concentração de amônia e colesterol no sangue, bem como ajudam no restabelecimento da flora, após uso de antibióticos.
As causas de tantos benefícios são as características desses micro organismos, hábeis na multiplicação das chamadas bactérias boas em detrimento da proliferação daquelas prejudiciais. A consequência para o organismo é o reforço dos mecanismos naturais de defesa.
Recomenda-se:
A ingestão diária de laticínios como leites fermentados e iogurtes, derivados da soja, além de carnes, extratos de sementes vegetais e peixes.
Faixa etária:
Embora os probióticos sejam bactérias ou fungos, eles são seguros e de livre consumo para todas as faixas etárias, já que a incidência de reações adversas é muito rara, e até as gestantes podem se beneficiar deles, já que o consumo de probioticos nas últimas duas ou quatro semanas da gestação, e ainda no período de aleitamento, diminui o desenvolvimento de alergias nos bebês: a ação é resultado do poder estimulante do sistema imunológico. Esse benefício pode ser estender até os 7 anos de idade. Entre os idosos, o uso contínuo de probióticos garante menos chance de infecções, mas se elas se instalarem, a recuperação é mais rápida.

Ver todas as notícias

Confira outras notícias

Atendimento via WhatsApp
Utilizamos cookies para gerar informações estatísticas de visitação, aperfeiçoar a experiência do usuário e prestar serviços online. Respeitando o seu direito à privacidade, você poderá escolher se aceita ou não a utilização de cookies. Conheça a nossa Política de Privacidade.