Cuidados na Administração de Medicamentos

Data: 14/07/2016

• Cuidados na Administração de Medicamentos
Foi realizado na tarde desta quarta-feira (13) o treinamento sobre os cuidados na administração de medicamentos, ministrado pela Farmacêutica do Hospital Santa Lúcia, Nádia Pedrotti.
A capacitação começou com uma dinâmica em grupo que teve a finalidade de avaliar o trabalho em equipe, agilidade, habilidade manual e concentração. Um dos assuntos abordados foi o desenvolvimento da cultura de segurança, que consiste no conjunto de valores, atitudes, competências e comportamentos que determinam o comprometimento com a gestão da saúde e da segurança, substituindo a culpa e a punição pela oportunidade de aprender com as falhas e melhorar a atenção à saúde. Além disso, algumas rotinas foram repassadas, como os noves certos para a administração segura de medicamentos (paciente certo, medicamento certo, via certa, hora certa, dose certa, registro certo, orientação correta, forma certa, resposta certa), manual de diluição, a diferença entre reconstituição e diluição, lista de medicamentos fotossensíveis, diferença entre equipo microgotas e bureta e cálculo de doses. No final os profissionais sanaram dúvidas referentes as rotinas operacionais.