Data: 29/06/2016

• Programa Nacional de Segurança do Paciente com Foco na Prevenção de Erros de Medicação
Estiveram no dia 25/06 as farmacêuticas do Hospital Santa Lúcia, Cristieli Carine Braun Rubin e Nádia Pedrotti participarando do curso sobre o Programa Nacional de Segurança do Paciente com Foco na Prevenção de Erros de Medicação na cidade de Porto Alegre, NA Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), promovido pelo ISMP (Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos). Este curso tem como finalidade promover práticas seguras no processo de prescrição, dispensação e administração de medicamentos, onde os temas abordados no evento foram o seguintes: Panorama da segurança do paciente; Abordagem dos erros de medicação; Cultura justa; Cultura de segurança; Causas de erros de medicação; Estratégias para prevenção de erros de medicação; Programa Nacional de Segurança do Paciente; Protocolos básicos de segurança do paciente; Núcleo de Segurança do Paciente; Plano de segurança do Paciente; Notificação de eventos adversos; Responsabilidades legais; Estratégias para a implantação do protocolo de segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; Indicadores do protocolo de segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos.
O Serviço de Farmácia Hospitalar do HSL esta engajado na busca constante da segurança do paciente. Este curso norteará vários ações internas de melhoria no processo assistencial do paciente