Sempre cuidando da sua segurança: Controle de infecção hospitalar

Data: 07/11/2018

• Sempre cuidando da sua segurança: Controle de infecção hospitalar

A infecção hospitalar é definida como qualquer infecção adquirida enquanto o paciente está internado no hospital, podendo se manifestar durante a internação, ou após a alta. Esse é um dos maiores problemas enfrentados por hospitais e profissionais de saúde, portanto o controle de infecção é crucial para garantir a qualidade dos serviços e atendimentos prestados.

No SCIH são implementadas diversas medidas de prevenção e controle de infecção hospitalar para garantir a segurança de todos os nossos pacientes durante sua estadia no hospital, dentre elas:
·        Foco na higienização das mãos, com monitoramento da técnica adequada e dos cinco momentos de higienização das mãos dos colaboradores.
·        Medidas de precauções e isolamentos em pacientes infectados ou colonizados por germes resistentes e com outras patologias com necessidade de isolamento, possuindo uma área restrita para internação e com uma equipe exclusiva para este setor.
·        Realização de treinamentos e capacitações periódicas às equipes multiprofissionais, aos pacientes e acompanhantes.
·        Controle e restrição de pessoal também é uma medida adotada para a prevenção e controle de infecção hospitalar, os visitantes e acompanhantes são regulados pela portaria.
·        Acompanhamento dos pacientes internados, em uso de dispositivos através de uma busca ativa realizada diariamente.
·        Vigilância pós-alta de pacientes pós-operatórios de cirurgias limpas.
·        Estabelece-se o uso racional de antimicrobianos e dissemina-se aos colaboradores e ao corpo clínico.
·        Seguem-se as determinações do plano de gerenciamento de resíduos da instituição.
·        Realização do acompanhamento e liberação de obras no ambiente hospitalar. Acompanhamento e fiscalização do serviço de limpeza e higienização hospitalar para que sejam seguidas as técnicas adequadas de limpeza
·        Acompanhamento e monitoramento dos processos desempenhados pelo setor de processamento de roupas (lavanderia).

O HSL cuida de você em todos os momentos. Nossas precauções com controle de infecção hospitalar são desenvolvidas e aplicadas com todo cuidado para garantir a saúde e segurança de todos os nossos pacientes.

Ver todos os posts

Confira outros posts