Cardiologia
Clinica de Imagem
Pronto Atendimento 24h
Fechar
Pesquise no conteúdo

Hábitos Saudáveis para Hipertensos

Data: 14/09/2018

  • Hábitos Saudáveis para Hipertensos

Adote o hábito de correr, reduzir o consumo de sal, consumir alimentos ricos em potássio e magnésio e abandonar vícios como o cigarro para melhorar a sua qualidade de vida!

 

Níveis elevados da pressão arterial caracterizam uma doença comum: a Hipertensa?o Arterial Siste?mica (HAS), mais conhecida como pressão alta. Atualmente o Brasil possui 17 milho?es de portadores de hipertensa?o arterial, sendo que 35% tem em média 40 anos, segundo dados do Ministério da Saúde. Os números alertam para o fato da doença atingir cada vez mais precocemente a população. Estimativas apontam que cerca de 4% das crianc?as e adolescentes tambe?m sejam portadoras da doença.

A hipertensão arterial acontece quando a pressão está acima do limite considerado normal, que, na média, oscila entre 120 e 80 milímetros de mercúrio, ou 12 por 8. Porém, valores inferiores a 14 por 9 também podem ser considerados normais. 
 

Tratamento e diagnóstico

A hipertensão é uma doença que costuma ser assintomática, por isso é conhecida como um mal silencioso.

Como sua incidência depende de idade, sexo, genética, peso, alimentação, hábitos de vida e estresse, a hipertensão é considerada uma doença multifatorial. Assim, muitos elementos que levam ao aumento da pressão arterial não podem ser controlados com medicação e o êxito do tramamento resulta do comprometimento do paciente.

Para uma terapêutica eficaz, “a dica é sempre modificar os fatores relacionados às condições de vida, ou seja, manter uma alimentação equilibrada, com redução de sal e gorduras saturadas, controlar o peso, praticar atividades físicas, evitar o fumo e as bebidas alcoólicas”.

É recomendável ainda ter um especialista acompanhando a situação para receitar os medicamentos específicos, quando necessários, e investigar precocemente as possíveis complicações. 
 
Porém, mesmo após a mudança de hábito em conjunto com o uso de doses progressivas de medicamentos, o resultado na?o fará com que a pressão arterial retorne aos ni?veis recomendados. “É uma doença crônica e sem cura, mas ao ser controlada, reduz-se os riscos de infarto e, principalmente, AVC”.
Manter hábitos saudáveis, além de ser parte fundamental do tratamento, também funciona como prevenção da hipertensão. “Alimentac?a?o inadequada, sobretudo quanto ao consumo de sal, descontrole do peso, sedentarismo, tabagismo e uso excessivo de a?lcool sa?o fatores de risco que devem controlados”.

Dicas para prevenir e controlar a hipertensão

Confira abaixo as dicas para prevenção e controle da pressão alta:
 
  • Meça a pressão pelo menos uma vez por ano;
  • Pratique atividades físicas todos os dias;
  • Mantenha o peso ideal, evite a obesidade;
  • Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes;
  • Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba;
  • Abandone o cigarro;
  • Nunca pare o tratamento, é para a vida toda;
  • Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde;
  • Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.
 

Ver todos os posts

Confira outros posts

Atendimento via WhatsApp
Utilizamos cookies para gerar informações estatísticas de visitação, aperfeiçoar a experiência do usuário e prestar serviços online. Respeitando o seu direito à privacidade, você poderá escolher se aceita ou não a utilização de cookies. Conheça a nossa Política de Privacidade.