Clinica de Imagem
Pronto Atendimento 24h
Cardiologia
Fechar
Pesquise no conteúdo

PREJUIZOS CAUSADOS PELO CONSUMO DE GORDURA TRANS

Data: 05/04/2016

  • PREJUIZOS CAUSADOS PELO CONSUMO DE GORDURA TRANS
  • PREJUIZOS CAUSADOS PELO CONSUMO DE GORDURA TRANS

As gorduras trans são produzidas a partir de óleos vegetais que são hidrogenados na indústria e deixam de ser líquidos para se tornarem sólidos. É aí onde eles ganham o nome de gordura vegetal hidrogenada, que a indústria usa para ajustar a textura dos alimentos e fazer com que eles durem mais tempo nas prateleiras do mercado com um custo baixo. Estão em algumas margarinas, sorvetes, chocolates, biscoitos, bolachas, snacks convencionais e bolinhos recheados industrializados.

Alguns prejuizos que o consumo das gorduras trans pode causar:

 AUMENTO DO COLESTEROL "RUIM" (LDL) no sangue, o que aumenta as chances de doenças do coração;

DIMINUIÇÃO DO COLESTEROL "BOM" (HDL), que ajuda a evitar problemas cardíacos;

AUMENTO DOS TRIGLICÉRIDES do sangue;

BLOQUEIO NA PRODUÇÃO DE GORDURAS "SAUDÁVEIS" (INSATURADAS) NO CORPO (lembrando que elas são responsáveis pela boa saúde do coração, do sistema nervoso e pela produção de muitos hormônios);

 AUMENTO DA FAMOSA "GORDURINHA LOCALIZADA", já que ela se acumula no nosso corpo exatamente onde já temos maior estoque de gorduras.

Hoje já temos muitas alternativas no mercado, então é bom prestar atenção nos rótulos das embalagens para ver se as gorduras trans não estão "escondidas" na tabela nutricional.

Alimentos ricos em gorduras trans

As gorduras trans podem ser encontradas em diversos alimentos. Elas são adicionadas com o intuito de prolongar a duração (vida útil) dos produtos e melhorar a consistência e a aparência.  

Alguns exemplos de alimentos que possuem a gordura trans são: margarinas sólidas ou cremosas, recheios de biscoitos, salgadinhos de pacote e congelados, como salgadinhos de festa, ou pizza congelada, pastéis, macarrão instantâneo, sopas e cremes em pó, coberturas, sorvetes, pães, alimentos pré-assados ou fritos, bolos, tortas, pipoca de micro-ondas, glacê pronto para consumo, dentre outros alimentos industrializados.

Como evitar a gordura trans

Uma dica para evitar as gorduras trans é comprar os produtos frescos e realizar a preparação e o processo de congelamento, se necessário, em casa. 

A verificação do rótulo do produto é fundamental para escolher aqueles com menor conteúdo de gordura trans. O consumidor deve estar atento à lista de ingredientes, a nomes como "gordura hidrogenada" e "gordura parcialmente hidrogenada". Também, atenção ao produto cujo fabricante admite no rótulo que "não contém gordura trans". Como forma de compensar, alguns produtos não possuem a gordura trans, mas possuem a gordura saturada em maior quantidade. Apesar dessa ser melhor assimilada pelo organismo, deve-se optar pelos alimentos fonte de gorduras insaturadas, com benefícios à saúde já comprovados cientificamente, como o azeite de oliva extra virgem e óleo de canola, por exemplo.

 

 

Ver todas as notícias

Confira outras notícias

Atendimento via WhatsApp