Novos exames no Centro de imagens do HRSL

Data: 19/12/2019

• Novos exames no Centro de imagens do HRSL

Após atualização no software da Ressonância Magnética do Centro de Imagens do Hospital Regional Santa Lucia, passamos a oferecer novos exames. São eles:

ESPECTROSCOPIA SV 35 (CEFALEIA) - A espectroscopia por ressonância magnética (ERM) vem sendo solicitada para a identificação do tipo e grau do tumor, na qual as imagens são apresentadas em gráficos com os níveis de metabólitos dos tumores, adquirindo informações fisiopatológicas e bioquímicas. De acordo com os picos dos metabólitos apresentados em cada região anatômica, é possível avaliar o grau de malignidade do tumor

ESPECTROSCOPIA MULTVOX (CONVULSAO) - Direcionado pessoas com convulsão.

PERFUSAO - A sequência de perfusão obtida por RM tem particular utilidade no diagnóstico dos tumores cerebrais, uma vez que minimiza os erros de amostragem nos procedimentos de biópsia estereotáxica de gliomas, que não apresentam impregnação pelo gadolínio, e serve de parâmetro adicional aos critérios morfológicos para a graduação pré-operatória de lesões gliais. O método também detecta com precisão os tumores mistos, como os oligodendrogliomas, além de possibilitar o acompanhamento terapêutico, particularmente na avaliação da resposta à quimioterapia com drogas antiangiogênicas e à radioterapia.

URORESSONANCIA - Visualiza todo o aparelho urinário.

MULTIPARAMETRICA DA PROSTATA - O estudo por ressonância magnética multiparamétrica, ou funcional, vem evoluindo para se tornar o pilar fundamental no manejo diagnóstico de pacientes com câncer de próstata. ... O uso destas técnicas em combinação aumenta a confiança diagnóstica e permite uma melhor caracterização do câncer de próstata.

COLANGIORESSONANCIA - Estudo dos ductos intra e extra hepáticos e vesícula biliar.

ANGIORESSONANCIA ARTERIAL E VENOSA DE CRANIO - tipo de ressonância magnética excelente para avaliação das artérias intra cranianas. São adquiridas imagens de alta resolução, em três dimensões (3D) para obter o máximo de informações possíveis.

ANGIORESSONANCIA DE CAROTIDAS - Avaliar as artérias cervicais (carótidas e vertebrais) por meio da angio-RM, utilizando-se diferentes dosagens e diluições de contraste…

ANGIORESSONANCIA DE AORTA ABDOMINAL - A indicação mais frequente desse exame é para a avaliação do aneurisma de aorta abdominal. ... A trombose de vasos mesentéricos, que provoca dor abdominal, também pode ser diagnosticada por esse método. Podem ser realizadas reconstruções multiplanares e em 3D.

ANGIORESSONANCIA DE ILIACAS - Trata-se de um exame de ressonância magnética dos vasos (artérias e veias) ... que se iniciam na transição tóraco-abdominal e se estendem às artérias ilíacas;.

ANGIORESSONANCIA DE ARTERIAS FEMURAIS - Trata-se de um exame de ressonância magnética dos vasos (artérias e veias) femorais.

PLEXO BRAQUIAL - ressonância magnética (RM) é considerada o método de escolha na avaliação de plexopatias braquiais não traumáticas (1), fornecendo boa visualização da porção extraforaminal (pós-ganglionar) do plexo braquial (2), ótima resolução para avaliação de partes moles adjacentes, além de possibilitar aquisição de imagens multiplanares (3,4).

TRACTOGRAFIA - Baseada na análise do movimento das moléculas de água no tecido cerebral in vivo, a tractografia é uma moderna técnica de ressonância magnética que mostra a posição, a anatomia e a integridade dos tratos da substância branca no encéfalo e na medula, conforme a direção de suas fibras.

Para maiores informações, favor entrar em contato o Centro de Imagens pelo telefone: 55 3324 7400 - Ramal 1301