A Classificação de Risco nos Serviços de Urgência e Emergência

Data: 03/03/2017

• A Classificação de Risco nos Serviços de Urgência e Emergência

A classificação de risco é uma ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência, que visa avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. Ou seja, trata-se da priorização do atendimento, após uma complexa avaliação do paciente, realizada por um profissional devidamente capacitado, do ponto de vista técnico e científico.

O que é Acolhimento com Classificação de Risco?
A Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde estabeleceu o Acolhimento com Classificação de Risco, como um instrumento de humanização, que visa estabelecer mudanças na forma de atendimento aos usuários que procuram os serviços de saúde, sendo capaz de acolher o cidadão, garantindo que suas necessidades sejam atendidas.