Clinica de Imagem
Cardiologia
Pronto Atendimento 24h
Fechar
Pesquise no conteúdo

DICAS PARA ALIVIAR A RESSACA APÓS O CARNAVAL

Data: 27/02/2017

  • DICAS PARA ALIVIAR A RESSACA APÓS O CARNAVAL
O excesso de álcool tem um efeito tóxico sobre o organismo: acelera batimentos cardíacos, causa desidratação, sobrecarrega o fígado e irrita as mucosas do estômago e do esôfago, entre outros efeitos. É esse prejuízo o responsável pelos sintomas do "dia seguinte": boca seca, náusea, vômito, diarréia e uma dor de cabeça insuportável. Veja algumas dicas para aliviar o mal-estar:
 
1- Tome muita água: a medida é fundamental porque o álcool tem efeito diurético e "seca" o organismo. Além disso, a hidratação ajuda a diluir os componentes da bebida que irritam o estômago. O ideal é beber água antes, durante e depois da bebedeira.
2 - Cuidado com a automedicação: se você está acostumado a usar algum remédio para dor de cabeça ou antiácido receitado pelo médico, provavelmente não vai resistir à tentação na hora da ressaca. Mas, cuidado: o ácido acetilsalicílico (aspirina), combinado com álcool, pode causar irritação na mucosa gástrica e aumentar o risco de hemorragias. E o paracetamol (Tylenol), misturado à bebida, pode prejudicar o fígado. Na dúvida, consulte o médico ou o farmacêutico.
3 - Tome chá: salsaparrilha, erva-picão, macela, erva-cidreira e chá verde são excelentes desintoxicantes.
4 - Beba café, mas não exagere.
5 - Consuma sucos e água de coco: assim como a água, os sucos naturais de frutas ajudam a hidratar o organismo e combater a hipoglicemia (diminuição do nível de açúcar no sangue), outro efeito do álcool.
6 - Descanse: durante a ressaca, a luz e o barulho incomodam demais. Por isso, procure repousar com a luz apagada, em local silencioso, até se sentir melhor.
7 - Evite alimentos pesados e gordurosos: como o álcool irrita o estômago, a alimentação no dia seguinte deve ser leve, para não agravar os sintomas. Prefira grelhados, frutas e hortaliças.
8 - Dê folga ao organismo: não caia no conto de que voltar a beber é o melhor remédio para a ressaca. Esse, na verdade, é o melhor caminho para o alcoolismo.
 
Fonte: Revistas Boa Saúde, Minha Vida, Idmed e Vya Estelar

Ver todas as notícias

Confira outras notícias

Atendimento via WhatsApp