Núcleo de Segurança do Paciente - NSP

Data: 02/06/2016

• Núcleo de Segurança do Paciente - NSP

Esteve reunida na ultima quarta-feira (01), a comissão do NSP (Núcleo de Segurança do Paciente), com o objetivo de revisar as iniciativas dos processos. Esta é uma importante estratégica de promoção à saúde para a população usuária do serviço. Atendendo à Política Nacional de Segurança do paciente, o HSL possui o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), composto por uma equipe multiprofissional, com o objetivo de instituir ações para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade no serviço de saúde, através da instituição de medidas que visam qualificar as equipes assistenciais a gerenciar e evitar riscos que possam afetar ou agravar a saúde do paciente.

O núcleo está regulamentado pela RDC Nº 36 de 25 de Julho de 2013, que determina que todos os serviços de saúde, tanto hospitalares quanto ambulatoriais são obrigados a criar uma referência na promoção de uma assistência segura e também na orientação aos pacientes, familiares e acompanhantes. Também passa a ser obrigatória a notificação mensal de eventos adversos associados à assistência de saúde. Cabe ressaltar que evento adverso é o incidente que resulta em dano à saúde. Tais eventos causam prejuízos ao paciente, familiares e a todo sistema de saúde e ocorrem devido às falhas decorrentes de processos ou estruturas da assistência.

Dentro das atividades do NSP estão elencadas seis metas centrais: identificação correta do paciente; melhoria da comunicação entre os profissionais; melhoria na segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; higienização correta das mãos para evitar infecções e redução no risco de quedas e úlceras por pressão.

As reuniões do Núcleo acontecem mensalmente e seguem as normativas aprovadas em regimento interno. A segurança do paciente é uma questão estratégica e tem como objetivo identificar oportunidades de melhorias nos processos assistenciais. O Núcleo de Segurança do Paciente trabalha com a metodologia de identificar, corrigir e prevenir ocorrências que possam trazer danos aos pacientes. É uma responsabilidade de todos os envolvidos direta e indiretamente na assistência.