Cardiologia
Pronto Atendimento 24h
Clinica de Imagem
Fechar
Pesquise no conteúdo

Sal Rosa

Data: 02/06/2016

  • Sal Rosa
  • Sal Rosa
  • Sal Rosa

O sal é um nutriente indispensável para o bom funcionamento do organismo e, embora seja muitas vezes visto como um vilão e desencadeador de uma série de doenças, sua ausência completa pode prejudicar o corpo tanto quanto o excesso.

Entre os tipos de sal que existem, dentre os quais o marinho é o mais usual, uma espécie tem chamado a atenção devido a sua pureza química: o sal rosa do Himalaia.

Livre de toxinas e poluentes, esse alimento, recolhido em depósito seculares do Himalaia, é considerado o sal mais puro do planeta e sua cor rosa deve-se à alta concentração de minerais em sua composição, ele carrega mais de 80 tipos de minerais.

O alto poder desintoxicante do sal rosa é benéfico para ajudar a eliminar toxinas do corpo, purificar o sangue e regular a produção de óleo pela pele. Além disso, a alta concentração de magnésio, por exemplo, é benéfica para prevenir cãibras e fortalecer os músculos e o sistema imunológico

O teor de cloreto de sódio é muito semelhante ao do sal marinho, por isso, é muito importante consumir com moderação. O consumo correto desse sal ajuda também a fortalecer a saúde do sistema digestivo, prevenindo gases e prisão de ventre.

Sal Rosa do Himalaia X Sal de cozinha

Durante a fabricação do sal de cozinha são aplicados diversos procedimentos, que acabam retirando seus minerais, restando somente o cloreto de sódio. Além disso, para que fique branco, o sal de cozinha passa por uma limpeza com produtos químicos e depois ainda é aquecido a temperaturas bastante elevadas.

Depois é adicionado o iodo que, apesar de ser um produto que previne doenças como a surdez, o bócio, o hipotireoidismo e abortos prematuros, quase sempre é utilizado em sua forma sintética. Ele ainda é tratado com alguns agentes que são antiaglomerantes, que dificultam a absorção pelo organismo, causando o acúmulo de sal nos órgãos.

Já o sal rosa do Himalaia, possui em sua composição minerais e outros elementos, que são a causa de sua cor rosada. Pode-se citar entre os elementos presentes neste sal, o cloreto de sódio, o magnésio e o potássio, além do sulfato de cálcio, sendo que todos esses componentes são absorvidos facilmente pelo organismo.

 

Ver todas as notícias

Confira outras notícias

Atendimento via WhatsApp