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Dieta para Hipertensão

Data: 28/04/2016

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Hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão lá dentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados a pressão sobe.

Recomendações:

*  Fracionar as refeições numa freqüência de 5 a 6 vezes ao dia, evitando ficar grandes períodos em jejum;

*  Realizar as refeições em ambientes tranqüilos e agradáveis;

*  Mastigar bem os alimentos, a fim de facilitar a digestão;

*  Procurar ingerir líquidos entre as refeições, dando preferência a água;

*  Adotar um estilo de vida saudável, praticando atividade física sempre que possível, sob orientação do seu médico;

*  Preparar às refeições sem sal e acrescentar sal de acordo com a quantidade prescrita;

*  Evitar frituras ou alimentos gordurosos;

*  Evitar a ingestão de produtos processados como enlatados, embutidos, conservas, molhos prontos, caldos de carne, temperos e condimentos prontos, defumados, bebidas isotônicas, que contenham sódio ou cloreto de sódio;

*  Aumentar o consumo de fibras (frutas, verduras, folhosos, fibra de trigo, aveia, linhaça moída);

*  Faça uso de azeite de oliva extra virgem, no tempero das saladas;

Receitas:

SAL VERDE:

 ½ Xic. de Alecrim desidratado    

½ xic de orégano desidratado

½ xic de manjericão desidratado

½ xic de sálvia desidratada  

½ xic de sal light

 Preparo: Bater tudo no liquidificador e armazena em um recipiente com tampa.

MOLHO HIPOSSÓDICO

Cebola                                              50 grs

Alho                                                  5 grs

Semente de mostarda                    10 grs

Noz moscada                                   1 grs

Páprica                                             5 grs

Cravo                                               4 grs                                                                                      

Óleo                                                50 ml

Vinagre de vinho ou maçã           1 litro

Preparo: Passar no liquidificador todos os ingredientes com um pouco de vinagre. Bater até formar uma pasta. Colocar o restante do vinagre. Deixar descansar por 48horas, após coar. As ervas podem ser substituídas á gosto                                 

Fonte: Equipe de Nutrição e Dietética

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