Oftalmologia

Data: 26/02/2016

• Oftalmologia

O que é glaucoma?

É uma doença do nervo óptico (chamada de neuropatia) em que ocorre morte das células responsáveis pela condução da informação captada na retina pelos fotorreceptores para o cérebro.

O glaucoma pode cegar?

Sim, se não tratado adequadamente.

Como evitar o glaucoma?

Na maioria das vezes, não há como evitar, ha sim como diagnosticar e tratar.
Alguns tipos de glaucoma de ângulo estreito podem ser evitados com LASER, principalmente em pacientes que usam substâncias que podem dilatar a pupila, como antidepressivos e anti-colinérgicos.
A prevenção é feita pelo exame periódico, com atenção maior às pessoas com maior risco:
-. historia familiar de glaucoma;
-. acima dos 60 anos;
-. negros, orientais (para glaucoma de pressão normal)
-. míopes (para glaucoma de angulo aberto) e hipermétropes (para glaucoma de angulo fechado);
-. diabéticos; hipertensos oculares.

O glaucoma causa dor nos olhos?

Não, na enorme maioria dos casos. Porém, toda hipertensão ocular acentuada e súbita pode causar dor nos olhos, acompanhada de baixa de visão, náuseas e visão de halos coloridos.

O glaucoma passa de uma geração para outra?

Existe sim um componente genético importante: quem tem pai com glaucoma tem aproximadamente duas vezes mais risco de desenvolve-lo e quem tem irmão com glaucoma, têm três vezes mais risco.

O glaucoma piora com o estresse?

A única situação em que o stress pode suscitar glaucoma é para aquele paciente que tem ângulo bastante estreito e a descarga adrenérgica dilata a pupila, havendo fechamento angular e glaucoma agudo.
Esta situação é bastante rara e o exame oftalmológico diagnostica quem tem este risco, encaminha para o tratamento a laser na íris e o paciente sai da zona de risco.

Se esqueço de pingar o colírio no horário, posso pingar em dobro no horário seguinte?

Não. Pingue a quantidade prescrita pelo médico.

Fonte: http://www.einstein.br/einstein-saude/Paginas/duvidas-sobre-saude.aspx?esp=Oftalmologia