Cardiologia
Pronto Atendimento 24h
Clinica de Imagem
Fechar
Pesquise no conteúdo

Benefícios da Vitamina B12 Para Saúde

Data: 26/02/2018

  • Benefícios da Vitamina B12 Para Saúde

Benefícios da Vitamina B12 Para Saúde

As vitaminas do complexo B são classificadas em 8 categorias, B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12, sendo está última, a mais “famosa”, as vitaminas B1, B2, B3, B5 e B6 contém funções parecidas e precisam uma da outra para que realizem suas funções no organismo, já a B12 e a B9 não precisam de outras para desempenhar suas funções.

Essas vitaminas são importantíssimas para o nosso organismo, elas convertem os alimentos em “energia” que nos permite ficar energizados o dia todo, também fazem com que a pele e cabelo fiquem saudáveis e impedem a perda da memória e as enxaquecas.

O que é Vitamina B12:

A Vitamina B12 é hidrossolúvel, ou seja, é melhor digerida na presença de água. Além disso, esse micronutriente possui influência direta em basicamente todas as áreas do organismo humano, pois é muito importante para o metabolismo de todas as células reprodutivas.

                                        

1. Benefícios para o Sistema Nervoso: Um dos principais benefícios da Vitamina B12 é o auxílio na síntese de neurotransmissores, substâncias químicas essenciais no processo de “comunicação” entre as células e, portanto, na realização das mais diversas ações internas e externas do corpo.

2. Ajuda na Formação do DNA: A Vitamina B12 é uma das substâncias responsáveis pela formação do DNA celular. A ingestão dessa vitamina é essencial neste aspecto, afinal danos nesse componente da célula podem levar a mutações que futuramente acarretem no desenvolvimento de algum câncer.

3. Proteção de Células Nervosas: a especialista também destaca que a Vitamina B12 possui um papel importante para a proteção das células nervosas, já que é um dos principais componentes da camada de mielina, que protege os neurônios e que regenera danos provocados nessas células. Assim, seu consumo pode ajudar a retardar ou evitar doenças derivadas da degeneração de neurônios (como a demência, por exemplo).

4. Aumenta a Fertilidade: a Vitamina B12, agindo diretamente no DNA, juntamente com o ácido fólico, permite um aumento da fertilidade na mulher, auxiliando aquelas que têm pretensão de engravidar. Ela também ajuda no aumento da ovulação. Além disso, a Vitamina B12 reduz consideravelmente as chances de um aborto espontâneo.

5. Ajuda a evita Anemia: a Vitamina B12 é um componente importante na formação, maturação e proteção das hemácias, de forma a mantê-las saudáveis e evitar o desenvolvimento da anemia.

6. É Benéfica Para os Músculos: segundo algumas pesquisas, a Vitamina B12 contribui para a regeneração muscular, além de manter as nossas reservas de energia, já que ela interfere no processo de síntese de creatina, proteína fundamental para que o nível de massa muscular se mantenha adequado.

7. Ajuda na Formação e Reparo das Células: A Vitamina B12 participa da formação e manutenção dos glóbulos vermelhos, ela beneficia a formação do DNA durante a divisão celular evitando deformações nos glóbulos vermelhos, elas ajudam a reparar e formar as células no organismo, para as células do sistema nervoso também são muito importantes, pois as mantém saudáveis e eficientes.

8. Ajuda a Previne o Câncer: A deficiência de cobalamina pode desencadear o câncer de mama nas mulheres com predisposição á doença, câncer de pulmão, de cólon e de próstata podem ser prevenidos se os níveis de Vitamina B12 forem adequados.

9. Ajuda a Controlar Colesterol e Triglicerídeos: Como já vimos a Vitamina B12 é benéfica para os glóbulos vermelhos, sendo assim previne ou ao menos alivia significativamente a hipertensão arterial e o processo de arteriosclerose. Promove a manutenção de níveis baixos de colesterol, controla os triglicerídeos fazendo com que aumente o colesterol bom no organismo o HDL.

10. Renova as Células da Pele, unhas e Cabelos: Promove a constante renovação das células da pele, do cabelo e das unhas. Ela garante uma rápida recuperação de quaisquer danos à pele gerando tecidos mais saudáveis e de melhor aparência. Unhas quebradiças, com manchas e lascadas são sinais de falta de Vitamina B12 no organismo comer alimentos ricos nessa vitamina corrige rapidamente esses problemas.

11. Auxilia na Fertilidade Masculina: A infertilidade masculina é um grande problema para alguns homens, a cobalamina pode ajudar a resolver esse problema pois ela aumenta o número de espermatozoides no sêmen. Em muitos casos pode ser tratada através da normalização dos níveis de Vitamina B12.

12. Acelera o Metabolismo: A vitamina em si não faz com que a pessoa emagreça o que acontece é que essa vitamina é capaz de estimular o metabolismo a funcionar mais rapidamente aumentando o fornecimento de energia ao corpo fazendo com que a pessoa tenha mais disposição para a pratica de exercícios físicos consequentemente levando a perda de peso, portanto manter os bons níveis de Vitamina B12 apenas auxiliam no emagrecimento, que é produzido pela dieta e pelos exercícios físicos.

Onde encontramos vitamina B12?

Há uma série de alimentos que são ricos em Vitamina B12, porém os que estão dentro da alimentação estratégica, são:

Fígado bovino;

Atum;

Arenque;

Cordeiro;

Queijo Emental;

Salmão;

Ovos;

Carne suína;

Leite;

 

A deficiência dessa vitamina causa sintomas como:

 

Formigamento nas pernas;

Queimação na sola dos pés, dificuldade para andar e incontinência urinária;

Anemia megaloblástica;

Depressão;

Fadiga;

Falta de energia ou tontura ao se levantar ou fazer esforço;

Falta de concentração, falhas na memória, paranoia e alucinações;

Pele amarelada (icterícia);

Língua inchada e inflamada.

Fonte: https://www.dicasdesaudeonline.com.br/12-beneficios-da-vitamina-b12-para-saude/

Ver todas as notícias

Confira outras notícias

Atendimento via WhatsApp
Utilizamos cookies para gerar informações estatísticas de visitação, aperfeiçoar a experiência do usuário e prestar serviços online. Respeitando o seu direito à privacidade, você poderá escolher se aceita ou não a utilização de cookies. Conheça a nossa Política de Privacidade.