Dia Nacional de Luta Contra o Reumatismo

Data: 30/10/2017

• Dia Nacional de Luta Contra o Reumatismo

O termo reumatismo, a rigor, não trata de uma doença em particular, mas de um grande número delas. É atuante principalmente no sistema musculoesquelético e também pode acometer o sistema respiratório, gastrointestinal e a pele, por exemplo.

Quem tem reumatismo?

Como se trata de um grupo grande de doenças, o reumatismo pode ter várias causas e afetar qualquer pessoa. Os idosos, por exemplo, são os que mais têm artrose — um problema reumático provocado pelo desgaste natural da cartilagem articular. Já a gota, doença reumática relacionada ao aumento de ácido úrico no sangue, é mais frequente nas pessoas do sexo masculino.

O reumatismo também pode afetar as crianças. Um exemplo disso é a atrite reumatoide juvenil, que provoca dores nas articulações. Por isso, se uma criança apresentar esses sintomas, um médico deve ser procurado rapidamente, pois essa doença conta com ótimas condições de tratamento.

No entanto, são as mulheres com idade entre 25 e 45 anos as mais atingidas pelas doenças reumáticas, sobretudo as autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide. O surgimento dessas doenças nas mulheres está ligado a uma tendência maior de produção de anticorpos, provavelmente relacionada aos hormônios femininos.

Quais os sinais de reumatismo?

Na maioria das vezes, as doenças reumáticas apresentam sintomas claros e podem ser percebidos pelo próprio paciente. Alguns desses sinais são:

Dores nas articulações, principalmente por mais de seis semanas.

Vermelhidão, calor e inchaço nas articulações.

Dificuldade para movimentar as articulações ao acordar.

Dores ao esticar os braços sobre a cabeça.

Dores ao elevar os ombros até tocar o pescoço.

Se um ou mais desses sintomas forem observados, um médico reumatologista deve ser consultado, pois o quanto antes for encontrado o problema, melhores serão as condições de tratamento e controle da doença reumática diagnosticada.

Fonte: https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/reumatismo-refere-grupo-100-doencas.aspx