Fechar
Pesquise no conteúdo

Uso e Benefícios da Granola

Data: 09/03/2016

  • Uso e Benefícios da Granola

DICAS DA EQUIPE DE NUTRIÇÃO HSL:

A granola pode ter um lugar em uma dieta saudável, pois contém uma elevada percentagem da ingestão diária recomendada de fibras, proteínas e outros nutrientes. Mas é importante estar consciente de ingredientes artificiais e considerar o alto teor calórico antes de consumi-la regularmente. 
Granola é melhor apreciada com moderação, em sua forma mais natural e como parte de uma dieta saudável e equilibrada. Entendendo os benefícios você pode começar a filtrar a granola para servir sua.

Contém Fibra

Aveia de grãos integrais e nozes, dois ingredientes principais na maioria das granolas, contêm fibras alimentares. A partir de apenas 1/3 de xícara de granola, você vai ter cerca de 4 gramas de fibra. Embora seja indigesta pelo seu corpo, a fibra ajuda a regular a digestão e evitar a prisão de ventre. Ela também pode ajudar a controlar o açúcar no sangue e promover uma sensação de saciedade depois de comer, o que lhe permite cortar calorias por sentir menos fome. A fibra solúvel encontrada na aveia é particularmente útil para diminuir os níveis de colesterol ruim

Fornece gorduras benéficas

Devido às nozes, sementes e óleos que ela contém, sai forma de gordura pude ajudar a diminuir o colesterol e a pressão arterial e reduzir a inflamação. Entre outras coisas esses efeitos podem ajudar a prevenir ou controlar a doença cardíaca, diabetes, câncer e doenças inflamatórias. Ácidos graxos Omega 3 são um tipo de gordura presente na granola que é essencial para o bom funcionamento do cérebro.

Fornece vitaminas

Alimentos de grãos integrais geralmente contem mais vitaminas e minerais por porção do que cereais refinados. A vitamina E, tiamina e ácido fólico são encontrados em quantidade significativa na granola. Os óleos, nozes e sementes em granola fornecem vitamina E, que atua como antioxidante em seu corpo para proteger a partir de compostos de radicais livres prejudiciais. Ele também desempenha um papel na manutenção da saúde do coração, pele e sistema nervoso. Tiamina e acido fólico são vitaminas do complexo B que ajuda no metabolismo energético, função nervosa e crescimento celular e na prevenção de certos defeitos congênitos do tubo neural.

Uma boa fonte de minerais

Granola contem quase todos os minerais essenciais para a sua saúde, magnésio, fósforo, zinco, cobre, manganês e selênio estão presentes no maior percentual de duas necessidades diárias. O magnésio desempenha um papel em mais de 300 reações enzimáticas no seu corpo, incluindo a produção de energia, uso de cálcio e manutenção de ossos saudáveis. O fósforo auxilia no equilíbrio ácido-base e na produção de algumas proteínas. O selênio, zinco, cobre e manganês, embora necessários apenas em pequenas quantidades, são essenciais para a formação de tecido cognitivo, células vermelhas do sangue e ossos. Eles também ajudam a manter a função do sistema imunológico, nervoso e cardiovascular saudável, auxiliam na regulação da tireóide.

Abaixo segue uma receita com granola que pode ser incluída nas refeições:

Bolo de Maçã com Granola
Ingredientes:
- 3 ovos
- 3 maçãs cortadas em cubinhos
- 1 xícara de (chá) de Granola com castanhas
- 1 ½ xícaras de farinha de trigo
- ½ xícara de óleo (canola e milho)
- 1 ½ xícara de açúcar mascavo
- canela em pó
- ½ colher de cravo pó
- 1 colher (sopa ) de pó Royal

Modo de preparo:
1. Misture bem todos os ingredientes em uma bacia.
2. Coloque em uma assadeira untada e enfarinhada.
3. Leve ao forno médio, pré aquecido, por aproximadamente 25 min.
4. Desenforme e coloque por cima açúcar e canela.

Fonte: Equipe Nutrição HSL

Ver todas as notícias

Confira outras notícias