Cardiologia
Clinica de Imagem
Pronto Atendimento 24h
Fechar
Pesquise no conteúdo

VOLTA ÀS AULAS

Data: 22/02/2017

  • VOLTA ÀS AULAS
Com o fim das férias, recomeça a rotina de horários mais rígidos para crianças e adolescentes. Confira as dicas para uma volta às aulas mais tranquila. Neste período, é comum que surjam as dificuldades para dormir e acordar. Por isso, é importante que os pais orientem os filhos sobre a necessidade de retornar à rotina.
 
Portanto, confira as dicas para uma volta às aulas tranquila:
 
1. Se possível, vá para cama 15 ou 20 minutos mais cedo e acorde entre 15 a 20 minutos mais cedo também. Essa atitude irá ajudá-lo a acertar seu relógio biológico aos poucos.
2. Para dormir cedo, é importante desligar os computadores, videogames e televisões mais cedo. Mantenha o quarto escuro e silencioso.
3. É importante voltar para casa alguns dias antes do início das aulas, para que isso dê ao organismo a oportunidade de se acostumar ao clima e ao ambiente da sua casa.
4. Procure se alimentar pela manhã com proteínas e fibras. Se o seu filho tiver dificuldade de se alimentar pela manhã, deverá tomar vitaminas e comer barras de cereais.
5. Quem sente muito sono de manhã pode e deve expor-se ao sol, entre 5 e 10 minutos.
6. Tirar sonecas de 20 a 30 minutos após as aulas não fará mal algum e deve ser encorajada para os pais.
7. Adapte gradualmente seu corpo aos horários.
8. Crianças em idade pré-escolar precisam dormir de 11 a 13 horas por noite.
 
A questão das mochilas
 
Outro ponto muito importante no que diz respeito à volta às aulas é sobre o peso ideal da mochila escolar. É preciso observar alguns detalhes que podem fazer toda a diferença mais tarde, confira:
 
ilustração mochila escolar pesada• Fique atento ao que seu filho leva na mochila, para que este peso não ultrapasse 10% do peso da criança.
 
• Preste atenção ao modelo de mochila. As que têm apenas uma alça não são recomendadas, pois o peso fica concentrado em apenas um lado. As bolsas com duas alças são melhores, pois dividem o peso. Opte por modelos de alças com espuma, que não machucam os ombros. Se a mochila tiver o cinto para amarrar na cintura, também são recomendadas, porque aliviam e distribuem melhor o peso.
 
• O ajuste da mochila nas costas deve ser feito acima da linha da cintura, fazendo contato com as costas.
 
• Fique atento à postura das crianças ao carregarem as mochilas. Se não estiverem com a coluna ereta, o risco de problemas neste local é maior.
 
• Distribua o material escolar da seguinte maneira: do elemento mais pesado ao mais leve, o peso maior deve ficar próximo ao corpo.
 
Vale lembrar que os pais também podem ajudar seus filhos no que diz respeito ao que levar dentro da mochila, levando somente o necessário para as aulas do dia. Livros e brinquedos que não serão usados naquele dia devem ser retirados da mochila para aliviar o peso. Seguindo essas dicas, a garotada poderá aproveitar a volta às aulas com segurança e tranquilidade.

Ver todas as notícias

Confira outras notícias

Atendimento via WhatsApp
Utilizamos cookies para gerar informações estatísticas de visitação, aperfeiçoar a experiência do usuário e prestar serviços online. Respeitando o seu direito à privacidade, você poderá escolher se aceita ou não a utilização de cookies. Conheça a nossa Política de Privacidade.