Clinica de Imagem
Cardiologia
Pronto Atendimento 24h
Fechar
Pesquise no conteúdo

INTRODUÇÃO DE ALIMENTOS EM CRIANÇAS A PARTIR DOS 6 MESES ATÉ 2 ANOS DE IDADE

Data: 06/02/2017

  • INTRODUÇÃO DE ALIMENTOS EM CRIANÇAS A PARTIR DOS 6 MESES ATÉ 2 ANOS DE IDADE
  • INTRODUÇÃO DE ALIMENTOS EM CRIANÇAS A PARTIR DOS 6 MESES ATÉ 2 ANOS DE IDADE

Nos dois primeiros anos de vida deve-se evitar açúcar, café, chás, mate, enlatados, refrigerantes, embutidos, frituras, salgadinho, refrescos em pó, temperos prontos, margarinas, achocolatados, bolacha recheada, bala e outras guloseimas. Esses alimentos contém corantes e conservantes, estão associados à anemia, ao excesso de peso e às alergias alimentares.

O mel é contra-indicado no primeiro ano de vida pelo risco de contaminação com Clostridium botulinum, que causa botulismo.

A partir dos seis meses, para que o bebê continue crescendo bem, ele necessita receber outros alimentos além do leite materno. Comece oferecendo um suco de frutas entre as mamadas. Por exemplo: laranja, maracujá, manga, melancia, melão, goiaba, pêssego, caju, acerola; uma por vez, alternando as frutas.

Depois de cerca de 1 semana, você pode oferecer uma fruta da estação, principalmente as ricas em Vitamina A (amareladas ou alaranjadas) ou as ricas em Vitamina C, logo após as refeições, para ajudar na absorção do ferro contido nos outros alimentos. As frutas devem ser oferecidas “in natura”, sem adição de açúcar e amassadas no garfo. Ofereça mais ou menos 1 fruta e 1 suco ao dia.

Após cerca de 2 semanas, comece a oferecer uma refeição especialmente preparada para ela. Cozinhe os alimentos em água suficiente para amaciá-los. Você pode adicionar também cebola, alho e cheiro verde para dar mais sabor à comida. Adicione um pouco de sal e óleo ao final do preparo, se possível já no prato.

Os alimentos devem ser oferecidos amassados, raspados, desfiados, triturados gradativamente, em pequenos pedaços, até que comece a receber a mesma refeição da família. Coloque tudo separado no prato da criança. Importante nessa fase onde a criança está aprendendo a distinguir texturas, sabores e cores dos alimentos. NUNCA BATA A COMIDA NO LIQUIDIFICADOR.

É importante também que a criança receba água nos intervalos. A água oferecida deve ser a mais limpa possível (tratada, filtrada e fervida).

Ver todas as notícias

Confira outras notícias

Atendimento via WhatsApp
Utilizamos cookies para gerar informações estatísticas de visitação, aperfeiçoar a experiência do usuário e prestar serviços online. Respeitando o seu direito à privacidade, você poderá escolher se aceita ou não a utilização de cookies. Conheça a nossa Política de Privacidade.