Pronto Atendimento 24h
Cardiologia
Clinica de Imagem
Fechar
Pesquise no conteúdo

Abusou do sol?

Data: 09/01/2017

  • Abusou do sol?
Quem se preocupa com a saúde e está bem informada sabe da necessidade de usar protetor solar todos os dias, principalmente se a ideia for ficar exposta ao sol na praia ou na piscina. Apesar de ser uma máxima repetida aos montes, ainda tem quem abuse e acabe sofrendo com as conseqüências das queimaduras na pele.
Quem sofre uma queimadura solar sente muito ardor e depois de um tempo, tende a descamar. A descamação significa a morte das células da pele, o que pode acarretar uma desordem na regeneração celular e desenvolvimento de um câncer de pele. Além disso, a exposição excessiva ao sol causa degradação das fibras elásticas e colágenas da pele, o que causa o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas.
As queimaduras solares podem ser de primeiro e segundo grau. O menor apresenta eritema, a conhecida vermelhidão, e edema. Já o maior nível também tem eritema e edema, mas com o agravante da formação de bolhas. Além desses problemas, quem abusa do sol pode sofrer com insolação, que aumenta a temperatura corporal muito rápido e faz com que o mecanismo natural de transpiração não consiga resfriar o corpo. Nesse caso também ocorre queimadura, desidratação, mal estar, náuseas e febre.
 
Os males causados pelo abuso não são reversíveis, mas alguns cuidados podem aliviar os sintomas:
- Para conseguir se vestir - Pode-se usar compressas frias de soro fisiológico ou chá de camomila gelado, além de roupas leves e de algodão.
 
- Na hora do banho - Opte por tomar um banho de morno para frio, para não agredir ainda mais a área que já está sensível por conta da queimadura. Não é aconselhável tomar banho com bucha, muito menos quando a pele estiver queimada ou descascando de sol.
- Hidrate a pele - Os hidratantes são muito importantes para recuperar a pele, principalmente os neutros e hipoalergênicos, para não irritar mais. Nunca puxe a pele quando começar a descascar.
 
- Cuidados alimentares - É essencial ingerir bastante líquido, principalmente isotônicos, sucos e água de coco.
 
Quando procurar um médico - Deve-se procurar um dermatologista sempre que houver formação de bolhas ou sintomas gerais como náuseas (indica desidratação), dor e febre.
 
Existe medicação? - Existem medicações sintomáticas para cada caso (dor, febre). A medicação anti-inflamatória pode ser prescrita via oral e, se necessário, via venosa.
 
Evite mais sol - Não se deve expor a pele já queimada ao sol. Isto pode causar uma queimadura maior e pode manchar a pele.

Ver todas as notícias

Confira outras notícias

Atendimento via WhatsApp
Utilizamos cookies para gerar informações estatísticas de visitação, aperfeiçoar a experiência do usuário e prestar serviços online. Respeitando o seu direito à privacidade, você poderá escolher se aceita ou não a utilização de cookies. Conheça a nossa Política de Privacidade.