Pronto Atendimento 24h
Cardiologia
Clinica de Imagem
Fechar
Pesquise no conteúdo

COMO ALIVIAR O CALOR DO BEBÊ NOS DIAS MAIS QUENTES

Data: 20/12/2016

  • COMO ALIVIAR O CALOR DO BEBÊ NOS DIAS MAIS QUENTES
COMO ALIVIAR O CALOR DO BEBÊ NOS DIAS MAIS QUENTES - Algumas medidas simples podem ajudar a refrescar e relaxar seu filho
 
Nesta quarta-feira, dia 21 inicia oficialmente o verão, e com as altas temperaturas que estão por vir, os bebês podem sofrer com isso. Até mais do que a gente, já que eles não conseguem reclamar da temperatura, demonstrar a insatisfação com palavras ou fazer alguma ação para se refrescarem. Por isso, eles podem ficar mais irritados, sobretudo se estiverem superaquecidos, usando roupas em excesso.
 
É importante deixá-los com roupas leves, de tecidos finos, como algodão ou malha. Em dias muito quentes, você pode, inclusive, deixar o bebê só de fralda, certificando-se de que não haja correntes de ar no ambiente. Para saber se seu filho está sentindo muito calor, o melhor é observar sinais como suor e vermelhidão.
À noite, com a queda da temperatura e com o bebê dormindo e se movendo menos, a temperatura corporal também tende a diminuir. Portanto, uma camada a mais de roupa deve bastar. Por exemplo, um macacão um pouco mais grosso e meias, sem necessidade de cobrir a criança.
 
Como saber se o bebê está bem hidratado?
Antes dos seis meses eles também devem estar bem hidratados, mas, para isto, basta que sejam amamentados. O leite materno tem tudo que é necessário para nutrir e hidratar o bebê nesta fase. Acima desta idade, dê água e frutas em temperatura fresca.
Veja mais algumas dicas:
– Bebês muito agasalhados podem ficar desidratados e apresentar hipertermia. Bebês pouco agasalhados poderão ficar hipotérmicos. Portanto, a observação cuidadosa de sinais como suor, vermelhidão e irritabilidade (no caso de calor) ou peito gelado e lábios trêmulos (no caso de frio) é essencial.
– O quarto não deve estar nem muito quente, nem frio demais: em torno de 25ºC.
– Casas que dispõem de ar condicionado requerem alguns cuidados, pois o aparelho diminui muito a umidade do ar, ressecando as vias aéreas do bebê. O uso de umidificadores de ar é uma boa alternativa.
– Ventiladores também podem ser usados, mas posicionados de modo que o jato de ar não atinja diretamente o bebê. Além disso, recomenda-se que o ambiente esteja limpo, pois o ventilador tende a espalhar a poeira do cômodo, o que pode ser prejudicial ao bebê.
– Banhos antes de dormir podem refrescar o bebê. Enquanto ele é recém-nascido, é recomendado usar sabonete apenas em um dos banhos do dia para não tirar a lubrificação natural de sua pele sensível.
– A temperatura da água deve ser compatível com a temperatura corporal (36ºC). Em dias muito quentes, a água poderá estar um pouco mais morna (entre 30ºC e 32ºC), mas somente o bebê pode “avaliar” se a temperatura está ou não do seu agrado, por meio de sua reação ao ser colocado cuidadosamente na água

Ver todas as notícias

Confira outras notícias

Atendimento via WhatsApp
Utilizamos cookies para gerar informações estatísticas de visitação, aperfeiçoar a experiência do usuário e prestar serviços online. Respeitando o seu direito à privacidade, você poderá escolher se aceita ou não a utilização de cookies. Conheça a nossa Política de Privacidade.