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Banana como pré-treino

Data: 30/08/2016

  • Banana como pré-treino

Caso não tenha disponibilidade de estar tomando um suplemento pré treino, utilize umas das frutas mais consumidas a banana, um alimento antioxidante e de um alto poder de energia. A banana é uma fruta de alto consumo entre os atletas de elite. Para os esportistas são indicadas pela sua riqueza em carboidratos (açúcares), vitaminas do grupo B, potássio e magnésio, elementos importantes para um bom desempenho muscular. Ela pode ser facilmente  “transportada” para os treinos, o que a torna prática para o consumo, alem de ser bem aceita pela maioria das pessoas.

Podemos consumir antes ou depois do treino, e a quantidade a ser utilizada depende do tipo de treino e a duração do mesmo.

Durante o exercício físico temos perdas significativas de sódio, cloreto e potássio através do suor. Em média são perdidos 330mg de potássio por litro de suor. Além disso, o potássio auxilia na contração muscular e sua carência esta relacionada ao surgimento de câimbras.

Com funções diretamente ligadas ao metabolismo energético, principalmente nas reações que favorecem a quebra do glicogênio, a vitamina B6 presente na banana ajuda a poupar a quebra de proteínas musculares, fundamental para evitar a perda de massa muscular e favorecendo a sua recuperação para o próximo treino. Esta vitamina ainda potencializa a absorção do zinco – um mineral que participa dos processos de reparação dos tecidos e tem função no sistema imunológico, junto com outros oligo-elementos variados (cobre, manganês, selênio, etc...)

As bananas ainda são fontes de triptofano, aminoácido relacionado à melhora da atividade cerebral e melhora no sono, importantes na musculação.

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