Pronto Atendimento 24h
Cardiologia
Clinica de Imagem
Fechar
Pesquise no conteúdo

Amendoim

Data: 27/06/2016

  • Amendoim
  • Amendoim
  • Amendoim

Nas comemorações de festa junina, um dos alimentos mais consumidos é o amendoim, que é um alimento de excelente fonte de energia, pois ele fornece 600 calorias para cada 100 gramas de sua ingestão. 
Ele contém alta quantidade de gorduras, principalmente as poliinsaturadas e monoinsaturadas. Além disso, o amendoim possui vitaminas e minerais como o zinco, cálcio, magnésio, ferro e fósforo.
Benefícios do amendoim para oração: ricos em ácidos graxos monoinsaturados, ajudam na redução do mau colesterol, prevenir doenças coronárias e melhorar o perfil lipídico no sangue. Também é rico em antioxidantes como o ácido oléico, que ajudam a melhora o fluxo sanguíneo e restringe o desenvolvimento da placa e a acumulação de gordura nas paredes das artérias. O amendoim é rico em vitamina E, aminoácidos e resveratrol, que reduzem o risco de várias doenças do coração e derrames cardíacos.
Benefícios do amendoim na Prevenção do câncer: ajudam a restringir o metabolismo das células cancerosas, pois contém uma grande quantidade de antioxidantes tais como o ácido oléico que inibem o crescimento de tumores. Ele também tem altas concentrações de antioxidantes poli-fenólico que impedem o câncer de estômago. Também contém ácido fólico, fitoesteróis, ácido fítico e resveratrol, que têm propriedades anti cancerosas. Um pouco de amendoim podem fazer maravilha na prevenção do câncer.
Beneficios do amendoim para melhorar a memória: contém bioflavonóides, que ajudam a melhorar o fluxo de sangue no cérebro. Ele é rico em Niacina que auxilia no desencadeamento da memória e no aumento das atividades cerebrais. A vitamina B2 presente no amendoim mostrou-se ser eficaz em manter as funções cognitivas e diminui o aparecimento de doenças tais como a doença de Alzheimer. Além disso, O Sistema nervoso permanece ativo pela presença de resveratrol que ajuda na redução de doenças nervosas degenerativas. A riboflavina, tiamina, ácido pantotênico,vitamina B6, e folatos presente no amendoim aumenta o fluxo de sangue para o cérebro e desempenham um papel fundamental na melhoria da sua saúde.
Benefícios do amendoim para pele: rico em antioxidantes tornando-os benéfico para a saúde da pele. Eles protegem contra processos de exposição e oxidação dos radicais livres. Além disso, o consumo ajuda a prevenir o câncer de pele.
Amendoim ajuda a diminuir o stress: conhecidos por proporcionar relaxamento. Ele contém triptofano, que é um tipo de aminoácido que desempenha um papel vital na regulação do humor e previne o estresse e tensão. Além disso, o triptofano ajuda na produção de serotonina, que tem propriedades antidepressivas.
Receita:
BOLO DE AMENDOIM
Ingredientes
• 4 ovos
• 2 xícaras (chá) de açúcar
• 1 xícara (chá) de manteiga
• 1 xícara (chá) de leite
• 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
• 1 xícara (chá) de fubá
• 4 colheres (chá) de fermento químico em pó
• 1 xícara (chá) de amendoim torrado, sem pele, picado
Modo de preparo
Na batedeira, bata bem os ovos com o açúcar e a manteiga até obter um creme.Junte, alternadamente, o leite e a farinha misturada com o fubá, o fermento e o amendoim, na velocidade mínima.
Despeje em uma assadeira e leve ao forno, pré aquecido, em temperatura média (170 ºC a 190 ºC), por 40 minutos ou até assar e dourar.
Retire do forno, desenforme, salpique amendoim torrado por cima e sirva.

Fonte: Equipe Nutrição HSL

Ver todas as notícias

Confira outras notícias

Atendimento via WhatsApp
Utilizamos cookies para gerar informações estatísticas de visitação, aperfeiçoar a experiência do usuário e prestar serviços online. Respeitando o seu direito à privacidade, você poderá escolher se aceita ou não a utilização de cookies. Conheça a nossa Política de Privacidade.