Pronto Atendimento 24h
Clinica de Imagem
Cardiologia
Fechar
Pesquise no conteúdo

Sal Rosa

Data: 02/06/2016

  • Sal Rosa
  • Sal Rosa
  • Sal Rosa

O sal é um nutriente indispensável para o bom funcionamento do organismo e, embora seja muitas vezes visto como um vilão e desencadeador de uma série de doenças, sua ausência completa pode prejudicar o corpo tanto quanto o excesso.

Entre os tipos de sal que existem, dentre os quais o marinho é o mais usual, uma espécie tem chamado a atenção devido a sua pureza química: o sal rosa do Himalaia.

Livre de toxinas e poluentes, esse alimento, recolhido em depósito seculares do Himalaia, é considerado o sal mais puro do planeta e sua cor rosa deve-se à alta concentração de minerais em sua composição, ele carrega mais de 80 tipos de minerais.

O alto poder desintoxicante do sal rosa é benéfico para ajudar a eliminar toxinas do corpo, purificar o sangue e regular a produção de óleo pela pele. Além disso, a alta concentração de magnésio, por exemplo, é benéfica para prevenir cãibras e fortalecer os músculos e o sistema imunológico

O teor de cloreto de sódio é muito semelhante ao do sal marinho, por isso, é muito importante consumir com moderação. O consumo correto desse sal ajuda também a fortalecer a saúde do sistema digestivo, prevenindo gases e prisão de ventre.

Sal Rosa do Himalaia X Sal de cozinha

Durante a fabricação do sal de cozinha são aplicados diversos procedimentos, que acabam retirando seus minerais, restando somente o cloreto de sódio. Além disso, para que fique branco, o sal de cozinha passa por uma limpeza com produtos químicos e depois ainda é aquecido a temperaturas bastante elevadas.

Depois é adicionado o iodo que, apesar de ser um produto que previne doenças como a surdez, o bócio, o hipotireoidismo e abortos prematuros, quase sempre é utilizado em sua forma sintética. Ele ainda é tratado com alguns agentes que são antiaglomerantes, que dificultam a absorção pelo organismo, causando o acúmulo de sal nos órgãos.

Já o sal rosa do Himalaia, possui em sua composição minerais e outros elementos, que são a causa de sua cor rosada. Pode-se citar entre os elementos presentes neste sal, o cloreto de sódio, o magnésio e o potássio, além do sulfato de cálcio, sendo que todos esses componentes são absorvidos facilmente pelo organismo.

 

Ver todas as notícias

Confira outras notícias

Atendimento via WhatsApp
Utilizamos cookies para gerar informações estatísticas de visitação, aperfeiçoar a experiência do usuário e prestar serviços online. Respeitando o seu direito à privacidade, você poderá escolher se aceita ou não a utilização de cookies. Conheça a nossa Política de Privacidade.