Fechar
Pesquise no conteúdo

Hospital

  • Hospital

O Hospital Santa Lucia tem uma história de 77 anos dedicados à saúde da população de Cruz Alta e de uma vasta região.

Inaugurado em setembro de 1939 pelo médico Hildebrando Westphalen. São 9 mil metros quadrados de área construída, 100 leitos de internação,  desses, 10 da UTI.

Interna cerca de 500 pacientes a cada mês.

320 funcionários e cerca de100 médicos compõem o Corpo Clinico totalizando mais de 25 especialidades.Uma equipe de profissionais em constante aperfeiçoamento.

O HSL, se destaca por ser o pioneiro no interior do estado a implementar o Sistema de Gestão na área da saúde, o LeanHealthcare, que acompanhado por um conjunto de ferramentas foca na Melhoria Contínua dos processos visando aumentar a qualidade do atendimento aos clientes, resolvendo os problemas de real importância da organização.

O Hospital Santa Lúcia, foi o primeiro hospital no interior do estado a realizar transplante renal, além disso, hoje é um dos poucos no estado credenciados a realizar transplantes de córneas.

Na área Administrativa desenvolve treinamentos comportamentais como: Inteligência Emocional, Comprometimento, Comunicação, Técnicas de memorização, Empatia, Conflitos e Sobrecarga na equipe de trabalho, Autoestima e Desenvolvimento pessoal.  O objetivo é desenvolver habilidades que promovam a qualidade de vida tanto na esfera profissional, quanto em âmbito pessoal. Esses treinamentos são realizados pelo setor de Desenvolvimento Humano, na área Assistencial, há o Programa de Educação Continuada e Projeto Acolher, onde os colaboradores assistenciais, bem como os novos colaboradores da assistência são desenvolvidos periodicamente, objetivando a qualificação e a segurança do atendimento oferecido ao paciente.

Outro foco é o Planejamento Estratégico que há 12 anos faz parte da cultura do hospital. A equipe de gestores mensalmente planeja suas ações.

 Em 2015, o Hospital Santa Lúcia atendeu 19.604 pacientes no Pronto Atendimento. Foram 35.488 atendimentos, 5.834 internações, 5.973 cirurgias, 18.906 exames por  imagem, 30% desses atendimentos foram da região, que representou 249 municípios atendidos.